Neste ensaio, Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica para o pensamento político ocidental, atribuindo-lhe o monopólio da violência. 1920 - Em 14 de Junho de 1920, morreu Max Weber vítima da grande epidemia de gripe espanhola do pós-guerra.
Antes da depressão nervosa, Max Weber havia escrito para as coleções do Verein für Sozialpolitik, assim como para revistas de prestígio nas áreas de história, direito e economia: Historische Zeitschrift, Zeitschrift für das gesamte Handelsrecht, Jahrbuch für Nationalökonomie und Statistik.
As causas dessa depressão não ficam muito claras. O exces- so de trabalho e o fracasso político devem ter contribuído para isso tanto quanto as circunstâncias da morte do pai.
Em 1919, Max e Marianne Weber mudaram-se para Munique; no ano seguinte, eles adotaram os quatro filhos de Lili Weber, irmã de Max que se suicidou. Pouco depois, porém, seu marido morreu. Marianne continuou a sua atividade: regressou a Heidelberg (em 1921), onde em 1924 obteve um diploma honorário.
As ações sociais. Weber critica a teoria durkheimiana, que afirma que a ordem social sobrepõe-se aos indivíduos. Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas.
Hoje na História: Morre o intelectual alemão Max Weber (14/06/1920)
Qual era a religião de Max Weber?
Esse é um hábito novo que o calvinismo despertou em seus crentes. Contudo, Weber encontra a raiz religiosa do espírito do capitalismo no puritanismo ascético, que inculcou em seus fiéis uma visão de mundo e uma ética, favoráveis ao acúmulo de capital.
Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Neste ensaio, Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica para o pensamento político ocidental, atribuindo-lhe o monopólio da violência. 1920 - Em 14 de Junho de 1920, morreu Max Weber vítima da grande epidemia de gripe espanhola do pós-guerra.
Dentre as influências teóricas de Weber, podemos destacar o idealismo do filósofo alemão iluminista Immanuel Kant e a crítica à ciência do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, além das influências do filósofo e teórico político francês Alexis de Tocqueville.
“A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1905)
É o livro mais conhecido de Max Weber pois conta com suas principais teorias, como a sociedade da teologia, teoria das ações e da dominação. Nessa obra ele destaca como o protestantismo está relacionado com o capitalismo ocidental.
Dentre seus escritos mais conhecidos destacam-se A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904), a obra póstuma Economia e Sociedade (1920), A ciência como vocação (1917) e A política como vocação (1919).
Weber acreditava que, em nossa sociedade, grande parte da vida social havia sido reduzida à lógica racional. Isso quer dizer que características do mundo social que se baseavam na tradição, como a crença religiosa, dissolveram-se.
O exercício legítimo do poder é denominado por Weber como dominação, e ele a divide em três tipos ideais – a dominação tradicional, a racional-legal e a carismática. A dominação tradicional é aquela que os indivíduos aceitam o poder exercido através dos costumes e hábitos, por suas crenças difundidas por gerações.
Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar.
a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).
O nome Auguste Comte está intimamente ligado ao positivismo e normalmente lhe atribuem a paternidade da Sociologia por ter usado essa palavra pela primeira vez em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva.
O que Max Weber quis dizer com o espírito do capitalismo?
Weber ao estudar o desenvolvimento econômico do Ocidente encontrou uma atitude em relação ao acúmulo de riquezas sem precedentes na história. Essa atitude foi denominada por ele de espírito do capitalismo.
Deprimido pela morte de sua esposa em dezembro de 1881, Marx desenvolveu, em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, que causaram seu falecimento em 1883. Foi enterrado na condição de apátrida, no Cemitério de Highgate, em Londres.
Emocionalmente devastado, Durkheim entrou em colapso após um acidente vascular cerebral em 1917. Ele foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.
Weber foi um sociólogo muito importante para as Ciências Sociais. Ele foi o criador da teoria da Ação Social, sobre a qual falaremos mais no decorrer de nossa conversa. Conhecer os pensadores e seus contextos históricos é muito importante para que possamos avançar em nossos estudos de maneira homogênea.
Diferentemente de Durkheim, que defendia o método comparativo, e do materialismo dialético de Marx, Weber desenvolveu um método de análise sociológica que ficou conhecido como método compreensivo, que se tornou a segunda vertente do método sociológico, tendo surgido na Alemanha.