A teoria do conhecimento é uma área de estudo, originalmente da filosofia, mas que ganhou contornos nas ciências da educação e na psicologia. Enquanto tema filosófico, a teoria do conhecimento surgiu nos escritos de Platão, que se questionava sobre a forma de obter o conhecimento verdadeiro.
O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
Qual é a fonte do conhecimento, ou como conhecemos? Há duas respostas possíveis: a razão e a experiência. Essas duas fontes dão origem às seguintes correntes: Racionalismo: acredita que a verdade só pode ser alcançada pela razão humana.
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
Enquanto tema filosófico, a teoria do conhecimento surgiu nos escritos de Platão, que se questionava sobre a forma de obter o conhecimento verdadeiro. Ele foi seguido por Aristóteles, Agostinho e diversos outros filósofos que seguiram a linha metafísica da teoria do conhecimento.
A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo. Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
A teoria do conhecimento estuda a natureza, origem e limites do conhecimento humano. A teoria do conhecimento também aborda questões como a validade do conhecimento, a possibilidade de certeza e a relação entre sujeito e objeto do conhecimento.
O conhecimento humano evoluiu bastante desde a fase da Pré-História (desde o surgimento do homem até 4.000 aec – antes da era comum, com o surgimento da escrita). Naquela época o conhecimento era passado através da comunicação verbal, da arte, da expressão corporal e até através dos sonhos.
A geração de conhecimento é um conceito amplo que engloba diversas atividades e abordagens. Envolve a busca por informações, a análise crítica, a reflexão, a experimentação, a interação com outras pessoas e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.
Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...
Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.
Resposta: A) O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
O que é a teoria do conhecimento para Aristóteles?
O conhecimento é o conhecimento das causas - a causa material (aquilo de que uma coisa é feita), a causa formal (aquilo que faz com que uma coisa seja o que é), a causa eficiente (a que transforma a matéria) e a causa final (o objectivo com que a coisa é feita).
O conhecimento supõe três elementos: o sujeito (a consciência), o objeto (aquilo a que o sujeito se dirige para conhecer) e a imagem (o ponto de coincidência entre objeto e o sujeito). O homem precisa pensar.
Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico. Esses são os tipos de conhecimentos diferentes.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanuel Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
Kant estabelece que o conhecimento se dá a partir de unidade sintética entre a Sensibilidade e o Entendimento, tendo como primazia, o sujeito (o qual Kant denominava de Sujeito Transcendental) aquele que é capaz de conhecer, sujeito este que tem possibilidade de emitir juízos.