Neymar iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido para o Santos em 2003. Após seis anos, foi promovido ao time principal. No ano em que fez a sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi considerado a maior revelação do Campeonato Paulista.
Aos 11 anos, em 2002, começou a jogar pelas categorias de base do Santos, onde ficou até se tornar profissional. Foi promovido para a equipe principal santista aos 17 anos, em março de 2009, e em sua primeira temporada, foi considerado o jogador revelação do Campeonato Paulista, e foi vice-campeão da competição.
Ele acabou herdando o nome de seu pai, que era o mecânico Neymar da Silva Santos, já sua mãe era Nadine Santos. Em sua juventude, Neymar se mudou para São Vicente. Posteriormente, foi para Santos, atuando nas categorias de base do Santos Futebol Clube ainda com 11 anos.
Neymar foi anunciado como novo meia-atacante do Al-Hilal em 14 de agosto. O treinador do time árabe, Jorge Jesus, também afirmou em comunicado à imprensa que o craque poderia jogar pela Seleção Brasileira nos primeiros jogos das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo 2026.
Neymar fazia parte da turma do fundão e aprontava na escola
Instituto Educacional Lupe Picasso. A escola em que Neymar estudou, perto da Vila Belmiro, guarda até hoje recordações do craque. Da recepção, decorada com uma camisa autografada, até a quadra, na qual Juninho deu seus primeiros chutes.
O novo camisa 7 do time alvinegro teve que abandonar os estudos para se dedicar apenas ao futebol. O garoto foi obrigado a parar de estudar quando estava cursando o 2º colegial. Apesar do assédio e da fama precoce como profissional, Neymar sente falta das bagunças no colégio.
Neymar iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido para o Santos em 2003. Após seis anos, foi promovido ao time principal. No ano em que fez a sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi considerado a maior revelação do Campeonato Paulista.
Neymar, por sua vez, nunca venceu, mas já ficou com a terceira colocação em 2015 e em 2017. Apesar da indicação do trio brasileiro, não há grandes esperanças de que algum deles seja agraciado com a honraria.
Quando atingiu 18 anos, Diego tinha os mesmos 54 jogos de Neymar com as cores do Santos, mas menos gols marcados: foram 17 ao total do então camisa 10 santista.
Roberto Antonio dos Santos assistia a um jogo na praia e via um garoto franzino correr de um lado para outro, sem parar. E o menino jogava. Betinho descobriu isso ao ser apresentado no dia seguinte a Neymar, então com nove anos.
"Sempre foi um menino feliz, como qualquer criança. Inocente, sempre querendo se divertir, brincar, principalmente com uma bola de futebol. Eu e a minha esposa sempre achamos que tínhamos que deixar – não só o Neymar, como a nossa filha também – se desenvolver naturalmente, ter realmente a escolha de ser feliz.
No Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 7 de março de 2009, a jovem promessa Neymar pisou nos gramados como atleta profissional pela primeira vez. O Menino da Vila tinha apenas 17 anos entrou em campo aos 14 minutos do segundo tempo da partida entre Santos e Oeste, pelo Campeonato Paulista.
Pelé recebeu sete Bolas de Ouro na revisão feita pela France Football. A revista revisou todos os vencedores e concedeu os prêmios ao brasileiro em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.
Quantos gols o Neymar já fez em toda sua carreira?
Neymar Jr se tornou o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 79 gols, ultrapassando o Rei Pelé. O atacante segue escrevendo sua história no futebol mundial e coleciona artilharias desde que estreou no profissional do Santos. Neymar tem 438 gols na carreira. Pelo Santos, o craque tem 136 gols na conta.
Lançada pela Netflix nesta terça (25), "Neymar: O Caos Perfeito" é surpreendente corajosa ao não ser apenas uma obra para alardear os talentos do jogador. Na verdade, em um primeiro momento, a série é até mais "pé no chão" do que grande parte das narrativas biográficas de personalidades esportivas ou artísticas.
Para ser jogador de futebol profissional não é necessário ter graduação, mas caso você queira investir nos estudos e ingressar no ensino superior, o curso de Educação Física, Fisioterapia e até mesmo Nutrição podem ser uma boa opção.