Como é que o piloto de avião sabe o caminho?
A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.Como o avião se orienta?
A navegação aérea requer uma orientação constante, seja por conhecimento da região ou no interior das nuvens usando o recurso de instrumentos, como a bússola magnética ou ainda usando como referencial as estrelas.Como funciona o GPS do avião?
O GPS é um sistema secundário de auxílio à navegação – seu uso como sistema principal ainda está sendo testado. Ele é formado por uma constelação de 24 satélites, na órbita de 20 mil quilômetros de altitude, que enviam sinais captados por aparelhos receptores nas cabines dos aviões.Como o avião sabe onde pousar?
O procedimento de pouso automático, no entanto, só é possível em aeroportos equipados com o ILS (sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumentos). “O avião se 'conecta' ao aeroporto com ILS e eles vão trocando informações. O sistema ILS tem diferentes níveis.Como os pilotos sabem o CAMINHO POR ONDE DEVEM VOAR?
Por que o piloto avisa quando chega a 10 mil pés?
Isso quer dizer que, do momento em que o avião decola até que ele chegue a 10 mil pés de altitude, toda a tripulação não deve ficar distraída. Quando o avião vai pousar, o piloto avisa de novo '10 mil pés' porque dali em diante todo mundo tem que ficar atento", explicou.Como o piloto sabe a hora de descer?
ATIS – Serviço de comunicação com o aeroporto que auxilia na descida. Ao realizar a descida de um avião e se aproximar do aeroporto, a aeronave pode escutar o ATIS (automatic terminal information service – serviço automático de informação terminal).Porque avião não tem rastreador?
Atualmente, aeronaves transmitem informações sobre sua localização utilizando transponders e comunicações de rádio. Estas comunicações se encerram quando os transmissores param de funcionar - o que pode ocorrer quando eles falham, quando alguém deliberadamente os desliga ou graças a um impacto contra o mar ou a terra.Como os aviões se localizam no ar?
Através de um receptor radiogoniométrico, a aeronave localiza um sinal circular de rádio de uma estação transmissora, que pode ser um radiofarol (NDB), navio, avião ou estação de rádio comum.Por que tem que colocar o celular no modo avião quando vai viajar de avião?
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.Como um piloto de avião enxerga a noite?
Bom, na verdade, não existem muitos mistérios em voar à noite. A aeronave possui instrumentos no painel. que funcionam como o GPS do seu carro, porém com uma complexidade um pouquinho maior. Além disso, as aeronaves normalmente têm sensores, radares meteorológicos e sistemas de piloto automático.Por que os pilotos de avião usam bússola?
Os pilotos utilizam a bússola para determinar a direção do avião em relação ao norte verdadeiro, o que é fundamental para a definição de rotas e o cálculo de tempos de voo.O que faz o avião curvar?
Os primeiros, ailerons, tem a função de girar o avião em torno do nariz, proporcionando a aeronave executar curvas de maneira correta auxiliada do leme de direção. O funcionamento dos ailerons. Já os profundores, são responsáveis por baixar ou subir o nariz da aeronave, como mostra a figura abaixo.Como o piloto sabe que vai ter turbulência?
Alertas sobre ameaças de turbulência em rota podem ser enviados pelos pilotos da empresa no formato de notificações em áudio e visuais, sinalizando quando e onde o aviso de apertar cintos deve ser ligado e quando os pilotos necessitam estar no comando.Como os aviões fazem para não se encontrar no céu?
Os rastros brancos deixados no céu por aviões são chamados Trilhas de Condensação (ou 'contrails', em inglês), e se formam pela condensação dos gases liberados pelos motores a altas altitudes, que são muito quentes e encontram o ar ambiente mais frio ao redor.Porque os aviões não se chocam no ar?
Altitudes diferentes para evitar colisãoMas a principal forma de manter a segurança dos aviões que voam simultaneamente pela mesma aerovia é com a separação vertical das aeronaves. A distância vertical mínima de segurança deve ser de 1.000 pés (305 metros).