A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.
O descarte inadequado de resíduos sólidos, como lixo doméstico, produtos químicos e resíduos industriais, pode levar à contaminação do solo. Mas não só, o uso excessivo ou inadequado de produtos químicos agrícolas, como pesticidas e fertilizantes, pode resultar em acúmulo de substâncias tóxicas no solo.
Quais problemas o acúmulo de lixo no solo pode causar?
Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; Emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pela intensificação do aquecimento global; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
Os poluentes da terra passam ao nosso organismo pela cadeia trófica, propiciando o aparecimento de doenças. Além disso, a disseminação dos antibióticos no meio ambiente favorece a resistência dos patógenos a estes medicamentos.
Os resíduos sólidos quando são descartados de forma e em locais inadequados impactam diretamente o meio ambiente e a saúde pública: alguns resíduos sólidos demoram muito tempo para se decompor e ficam se acumulando na natureza; além disso, os resíduos sólidos contaminam as águas dos rios, córregos, lagos, mares e ...
O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE O LIXO - Nostalgia Animado
Como ocorre a contaminação do solo pelo lixo?
Pode se originar devido à umidade natural do lixo nos aterros sanitários, daos contaminantes encontradas nos resíduos e da água oriunda da matéria orgânica. Em geral, é composto por substâncias orgânicas, como carbono e nitrogênio; e inorgânicas, como cromo, mercúrio e chumbo.
Resíduos alimentares jogados no meio ambiente começa a liberar gases poluentes durante sua decomposição, o que ocasiona a poluição do ar. Além disso, no contato com a água, o chorume gerado por esse tipo de lixo polui lençóis freáticos.
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
O que é poluição do solo? A poluição do solo ocorre pelo contato de resíduos sólidos, líquidos, efluentes e produtos químicos e poluentes com a superfície do solo, podendo penetrar no mesmo e atingir, inclusive, o subsolo e o lençol freático, podendo causar riscos à saúde ou tornar a terra inútil.
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
A deposição de particulados sobre as folhas intercepta a luz que atinge superfície foliar, reduzindo assim a fotossíntese. Além disso, os resíduos depositados nas folhas, podem originar um verdadeiro filme impermeável sobre a sua superfície prejudicando todos os processos que envolvam trocas gasosas.
O lixo que observamos nas ruas, praias e matas poluem as águas, o solo e o ar, e afetam diretamente nossa qualidade de vida com um ambiente sujo propício para doenças.
Alguns vetores como moscas, baratas, mosquitos e ratos podem transmitir doenças como a febre tifoide, cólera, amebíase, disenteria, giardíase, ascaridíase, leishmaniose, febre amarela, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica e tétano8.
O lixo é o resultado do consumo e das atividades humanas, composto por materiais indesejados ou sem utilidade. Ele inclui resíduos orgânicos, recicláveis, eletrônicos e perigosos. A gestão correta do lixo é fundamental para minimizar impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana.
O processo de degradação do solo está ligado à destruição do mesmo. Um solo nessas condições pode sofrer com a perda de nutrientes e também de sua estrutura. Além disso, acaba ficando mais propenso à salinização, bem como, a redução da sua matéria orgânica e permeabilidade.
Larva migrans (bicho geográfico), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), tétano, tungíase (bicho-de-pé), esporotricose (doença do jardineiro) e paracoccidioidomicose (infecção contraída ao respirar, causada por fungo existente no solo de plantações) são alguns problemas de saúde causados pela poluição do ...
A poluição pode causar doenças, redução da biodiversidade e mudanças climáticas. Pequenas atitudes, como reduzir o uso de automóveis e reciclar o lixo, são medidas que podem reduzir a poluição ambiental.
O uso indiscriminado de fertilizantes e defensivos agrícolas são as causas mais frequentes da degradação do solo por contaminação química. Além de provocar alterações químicas na composição do solo, tornando-o improdutivo e prejudicando o seu funcionamento, pode contaminar o lençol freático.
A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido os malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às ...
Quando nosso lixo não tem um destino correto, vai causar impactos como poluição do solo, água e até mesmo do ar. Cada lixo que geramos tem um impacto, porque cada lixo primeiro é um produto que consumimos. Esse produto que consumismos polui desde o momento em que foi fabricado.
Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d'água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente.
Resíduos orgânicos, materiais recicláveis, resíduos especiais e rejeitos: esses são os quatro tipos de resíduos domésticos, aqueles que geramos em casa.
O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos (MIRANDA, 2002) e constitui uma preocupação ambiental mundial (RÊGO et al., 2002), uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas.