Atualmente o surdo tem conquistado o seu espaço, mas ainda existem limitações impostas, a exclusão ainda ocorre em um grau bastante elevado, os surdos são ainda considerados muitas vezes como limitados, como fracassados.
As pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais. Porém, entre elas, há diferenças quanto à visão da surdez e delas mesmas nesse contexto. Dito de outro modo, sujeitos inseridos na realidade da surdez apresentam identidades heterogêneas.
No Brasil os surdos eram vistos ineducáveis, logo acabavam sendo excluídos, tendo seus direitos violados, não sendo respeitados, além de serem descriminados e tratados de maneira desumana, pelo simples fato de não conseguirem escutar assim como os ouvintes.
Os surdos, por ser estigmatizados como deficientes usuários de uma língua de categoria inferior, uma linguagem, por sua vez também deficiente, são tratados no espaço institucional como tal. O problema não está nos alunos, mas na carência de qualidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Nesta definição de Skliar(1998) o objeto da modernidade é fazer com que o surdo se molde de forma a fazer desaparecer sua diferença. O resultado disso é a presença do modelo ouvinte com sua importância e o ser surdo como a personificação do ser deficiente.
Por que os Surdos são vistos de forma Negativa pela Sociedade?
Como é vista na sociedade a maneira de se comunicar dos surdos?
A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
O processo de inclusão de surdos na sociedade ainda está longe de se tornar o ideal, o engajamento com a causa, seja de familiares, colegas de trabalho e sociedade em geral ainda são muito limitados, principalmente porque é visto como uma deficiência limitadora.
Historicamente, os surdos, como parte das minorias nacionais, sempre foram vistos como “sujeitos dignos de pena” pela sociedade, uma vez que são considerados “menos capazes que os 'ouvintes'”. De acordo com Gomes e Ficagna (2017, p.
Quais as dificuldades que os surdos enfrentam no dia a dia?
Essa parcela da população ainda enfrenta dificuldades para conseguir realizar atividades cotidianas: ir ao banco, fazer compras, ir ao médico, ou mesmo conviver com os ouvintes no âmbito da sociedade, como por exemplo, assistir um filme no cinema, um seminário ou uma palestra, tornam-se atividades difíceis para os ...
O preconceito e a inacessibilidade pública são dois pontos centrais e responsáveis por dificultar o dia a dia das pessoas surdas. Ainda existem pessoas que discriminam o surdo, que enxergam a deficiência como exceção, condição a ser superada ou corrigida, e não como diversidade e valorização do respeito às diferenças.
Surdos enxergam melhor que ouvintes? DailyMail: pesquisadores da Universidade de Sheffield descobriram que as células nervosas da retina estão distribuídas de maneira diferente nos surdos e nos ouvintes. Essa distribuição faz uma pessoa surda priorizar o que pode ver na visão periférica, perto dos ouvidos.
Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
Existem, em todo o mundo, alguns movimentos sociais pela valorização da surdez… Agora entendida como diferença e não somente uma deficiência, uma condição patológica, um déficit sensorial, uma falta, uma incompletude.
Quais são as maiores dificuldades que a comunidade surda enfrenta hoje?
A comunidade surda é minoria linguística e cultural que sofre marginalização em grande parte dos serviços públicos. Na área da saúde, por exemplo, enfrentam grandes obstáculos referentes à acessibilidade ao SUS, principalmente pela barreira comunicativa e a difícil inclusão destes na sociedade ouvinte.
O surdo vive num mundo silencioso, mas precisa estar incluído nele e ter liberdade de interagir com os ouvintes. por isso falar de surdez e cultura surda é importante para ajudar na compreensão desse tema ainda ignorado por nossa sociedade.
Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses, mas na Grécia e em Roma, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos.
Por que os surdos geralmente apresentam dificuldades de falar?
Segundo Valentini e Bisol, para aprender, as pessoas surdas constroem um sistema que não mais representa a primeira língua, ou seja, a língua de sinais, mas também não representa a língua alvo, ou seja, o português escrito; por esse motivo, muitas vezes encontramos os textos das pessoas surdas com uma estrutura de ...
Como a sociedade atual deve tratar uma pessoa com surdez?
O importante é se comunicar. Mesmo que pessoa surda esteja acompanhada de um intérprete, dirija-se a ela, e não ao intérprete. Algumas pessoas surdas preferem a comunicação escrita, outras usam língua de sinais e outras ainda preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.
Quais as dificuldades enfrentadas ainda hoje para a educação de surdos?
Hoje, uma das maiores demandas que a escola recebe são alunos surdos ou com deficiência auditiva (Michels, 2011). A comunidade surda sofre com o preconceito e com desafios de inclusão há um perdurável tempo, passando por inconstantes nuances governamentais e educacionais para se ter exíguo reconhecimento e aceitação.
Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.
Quais as dificuldades que surdos enfrentam no dia a dia?
Em tempos de pandemia, a pessoa surda ainda lida com a dificuldade de comunicação pelo uso de máscara, uma vez que algumas pessoas surdas conseguem fazer leitura labial e estabelecer comunicação com não-surdos.
Na atualidade, devido à quantidade de pessoas surdas, muitos são os alunos, mas poucos são os professores que realmente estão preparados para atendê-los. Além disso, mestres e doutores com surdez defendem que o ensino de pessoas surdas deve ser responsabilidade de professores surdos, por vivenciarem sua realidade.
Indivíduos surdos estão envolvidos em defesa e ativismo, trabalhando para melhorar suas vidas e promover os direitos da comunidade surda. A comunidade surda também é ativa na preservação de sua herança cultural, incluindo sua língua de sinais, tradições e história, que são uma parte importante de sua identidade.