Os turcos gostam de se cumprimentar, apertar as mãos, abraçar e beijar nas bochechas se estiverem com amigos mais próximos. Se você está tendo uma reunião oficial ou entrevista de emprego, é importante ser pontual.
Na pronúncia, nenhuma letra se omite e nenhuma letra é acrescentada, como é comum em português. Em turco não há acentuação e sílaba pronunciada mais forte que as outras. Mas, na prática, a última sílaba é pronunciada um pouco mais forte, como se tivesse o acento agudo de português.
A língua oficial da Turquia é o turco. A língua turca mais falada no mundo, o turco é uma língua com sons ricos e o atributo incomum de harmonia vocálica.
A poligamia é ilegal no país desde 1926, quando foi criada a constituição nacional. Sendo assim, não há homens com mais de uma esposa na Turquia, exceto nas regiões próximas à fronteira com a Síria, onde há grande número de refugiados sírios, sendo a poligamia uma prática legal.
Alguns turcos não se banham diariamente porque acreditam que faz mal a saúde, outros pulam alguns dias para economizar água ou tomam banho super rapidinho. Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero.
O beijo na testa demonstra afeto e, beijar dessa forma pode ser uma reverência à mulher. É como o beijo nas mãos de antigamente que, mesmo respeitoso, consegue transmitir uma intenção mais calorosa com a duração do beijo.
O idioma oficial da Turquia é o turco, mas muita gente sabe falar inglês e também espanhol em Istambul. Se você sabe falar inglês, é provável que não tenha problemas de comunicação. Se você quer conhecer um pouco mais a cultura turca, você pode aprender algumas dessas palavras e expressões úteis.