O inverno na Europa ocorre de 21 de dezembro a 20 de março, mas o frio pode ser estendido a depender da região. No norte e leste do continente, por exemplo, as temperaturas começam a baixar em novembro e mantêm-se baixas até abril ou, às vezes, meados de maio.
Portanto, o ideal é que você viaje do meio do final da primavera até o início de outubro. O período do ano também influencia no orçamento da sua viagem. Agosto é o mês das férias de verão na Europa.
A temporada de neve na Europa vai além do inverno nos Alpes
O. Mas, a partir de novembro, com a queda das temperaturas, já é possível curtir os esportes de inverno nas estações de esqui com maior altitude. Em lugares como Tignes, na França, é possível esquiar até mesmo no verão, entre junho e agosto.
Roteiros e cidades para o INVERNO NA EUROPA! Todas as dicas!
Qual a época mais barata para viajar para a Europa?
Uma das melhores maneiras de economizar em uma viagem para a Europa é optar por viajar na baixa temporada. Durante o outono e inverno, exceto no período das festas de fim de ano, você encontrará preços bem mais baixos em voos e hospedagem.
Os dias vão ser de marcas agradáveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste. Salientamos que não há expectativa de nenhuma incursão de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mês deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarão perto ou acima da média.
Na Rússia, encontram-se alguns dos lugares mais congelantes do mundo; dentre eles, a cidade de Oymyakon – frequentemente apontada como a mais fria do planeta. No inverno, os termômetros marcam, em média, -45ºC, mas a temperatura já chegou a atingir -67,8°C em 1933.
Este pequeno vilarejo siberiano, que pode também ser considerado o lugar mais frio do mundo habitável, registra temperaturas médias de -50ºC durante o inverno, com um recorde de -71.2°C, registrado em 1924.
A baixa temporada na Europa geralmente ocorre durante os meses de novembro a março, exceto durante os feriados de Natal e Ano Novo. Durante esses meses, o clima pode ser mais frio, chegando a -20ºC, e muitos destinos turísticos têm menos visitantes. As estações de esqui podem atrair turistas durante o inverno.
Março é um dos melhores meses para conhecer a Europa. Além do clima favorável, está fora do período de férias escolares, o que garante atrações mais vazias e preços competitivos nas hospedagens, restaurantes e em ingressos para diversas atrações.
No norte (em países como Noruega, Suécia e Finlândia), e no Leste Europeu (como Polônia, Lituânia, Letônia e Romênia), os invernos são extremamente rigorosos, muitas vezes com neve e temperaturas que podem atingir até -20 °C. O frio é ainda mais acentuado quanto mais ao norte e ao leste se viaja.
Julho é o mês mais quente na Europa, com temperaturas elevadas que aquecem o continente de ponta a ponta, especialmente ao sul. Destinos como Espanha, Itália, Grécia e Portugal podem ter registros até mesmo acima dos 40 °C em certas cidades.
Em Madrid os invernos são frios e secos. Não é habitual que neve, mas podem ocorrer nevões nos finais de dezembro e durante o mês de janeiro, que é o mais frio, com uma média de 6 ºC.
O mês de maio também é o mais chuvoso em Paris, porém são chuvas rápidas e finas, que não costumam atrapalhar a viagem. E como chove em Paris durante todo o ano, não se preocupe com isso. Na primavera em Paris, atente-se ao fato de que a mala deve prever todas as temperaturas e condições climáticas.
Finlândia. A Finlândia é um país escandinavo localizado no norte da Europa e listada entre os 10 destinos mais gelados do mundo, com um inverno que se estende de outubro a abril em regiões mais ao norte, quando as temperaturas baixas são acompanhadas por pouca luz solar e muita neve.
Se essa previsão se concretizar, o inverno de 2024 e parte da primavera terão períodos mais frios e secos, principalmente no Sul do país, e por chuvas no Norte e Nordeste.
No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe.