2. Selador não deve ser utilizado por cima de outras tintas. O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.
Recomendações de uso. O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.
Primeiramente precisamos fazer a diluição do produto, nesse caso do selador acrílico use 10% de água limpa. Para a aplicação utilize trincha ou rolo. Com a secagem o resultado será a uniformização e selagem da superfície. Simples e eficaz.
Para a primeira pintura sobre massa acrílica ou corrida, drywall ou gesso, o ideal é usar rolo de lã com pelos curtos de 9 mm ou trincha. Já para a repintura de blocos de concreto, fibrocimento, textura e reboco, o recomendado é usar rolo de lã com pelos médios de 22 mm.
Precisa lixar a parede depois de passar o selador?
Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.
O que passar na parede já pintada antes de pintar?
Antes de pintar a parede, aplique uma demão de Suvinil Fundo Preparador. Esse produto é responsável por grudar as partículas soltas, preparar a parede, melhorar a aderência e a durabilidade da nova camada de pintura.
Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas. Já se sua parede apresenta partes mais grosseiras, a indicação é de lixas 80 ou 100.
Esta é a opção mais prática e econômica para alisar texturas de baixíssimo relevo para que a cobertura fique fina e delicada sem comprometer o nivelamento da parede. Depois de aplicada, é só lixar e pintar. Mas atenção: só use esta solução em texturas de baixíssimo relevo!
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
Deixar apenas o selador acrílico aplicado na parede pode ser problemático a longo prazo. O selador é projetado para preparar a superfície, selando poros e criando uma base uniforme para a tinta. Porém, ele não oferece a proteção e durabilidade que uma camada de tinta final proporciona.
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.
É preciso passar selador na parede? Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.
O Selador Acrílico Suvinil é o completo ideal para usar em uma parede que nunca foi pintada antes. Aplicar o Selador Acrílico Suvinil antes da pintura irá garantir uma parede uniforme, aplicação mais fácil da massa corrida e um maior rendimento da sua tinta.
Precisa lixar a parede já pintada antes de pintar?
Se você já teve esta dúvida, então veio para o lugar certo! Esta questão é crucial para garantir um acabamento suave e duradouro. Lixar a parede antes de pintar pode parecer uma etapa tediosa e desnecessária, porém, é um passo fundamental que pode fazer toda a diferença no resultado final da pintura.
Para superfícies lisas, use um rolo de lã de pelos curtos ou um rolo de espuma. Já para superfícies rugosas, use um rolo de lã de pelos longos. Por sua vez, para acabamentos suaves e uniformes, use um rolo de microfibra. Além disso, leve em consideração o tamanho da área que você vai pintar.
Para uma pintura uniforme, pinte a parede formando um “N” do chão até o teto. Depois é só voltar com o rolo e preencher os espaços cobrindo toda a superfície. E não se assuste se a primeira demão não cobrir a parede totalmente.
Agora que você já removeu a tinta antiga da parede, e já limpou todo o pó, você vai aplicar uma demão de selador, conforme as instruções do fabricante. Esta camada de selador tem o objetivo de uniformizar a absorção da massa que será aplicada na próxima etapa.
Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho. Se você utilizou tinta acrílica fosca, ela também pode ser coberta com o mesmo método.
As lixas 220 ou 240 são as mais finas e devem ser utilizadas se a sua parede estiver firme e sem excesso de reboco. Já as lixas 80 ou 100 que são mais grossas, devem ser usadas nos casos em que esse desnível estiver maior e mais grosso.
O selador, como foi mencionado, não deve ser aplicado em paredes que já estão com tinta e nem sem preparação. Ele é indicado para superfícies como o reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. Em caso de repintura, você deverá lixar a parede até que ela volte à condição de reboco.