Para denunciar veículos abandonados, a população pode utilizar os canais de atendimento 156 (telefone, site, aplicativo e WhatsApp) e a praça de atendimento da subprefeitura. Após a denúncia, a equipe de fiscalização emite uma ordem de serviço. Constatado o abandono, o veículo é adesivado.
O que fazer quando tem um carro abandonado na minha rua?
Os munícipes podem fazer a denúncia de veículos abandonados nos canais de atendimento 156 (telefone, site e aplicativo) e nas praças de atendimento das subprefeituras.
A legislação brasileira prevê que a remoção de veículos abandonados é permitida e deve ser realizada pelas autoridades competentes. A lei prevê a aplicação de multas para os proprietários desses veículos, além da responsabilidade pelo risco e pelos danos causados.
O tempo limite em que o carro pode ficar estacionado na via varia conforme os municípios, pois não existe uma lei federal que faça essa determinação. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a lei municipal estabelece o tempo de cinco dias, independentemente do estado de conservação do veículo.
Para denunciar veículos abandonados, os cidadãos podem utilizar os canais de atendimento da Prefeitura, como o SP156 (telefone, site e aplicativo) e as praças de atendimento das subprefeituras.
Você pode rastrear o proprietário atual em seu estado fazendo um Verificação de VIN. Nunca presuma que é aceitável usar o VIN de uma pessoa para localizá-la em seu estado. É a melhor maneira de reivindicar o título de um carro abandonado.
Para que aconteça a remoção, é necessário que a subprefeitura siga procedimentos legais e administrativos. Entre eles: verificar junto a demais órgãos competentes, como Polícia Militar, CET e Detran, se o veículo não tem relação com crime, sinistro ou furto ou, ainda, se não possui nenhum tipo de pendência judicial.
3) Selecionar agora a opção “Continuar sem se identificar”.
4) Em “Esfera” e “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação”, selecionar o Federal e MIDR – Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, respectivamente.
Deixar o carro estacionado na rua o deixa mais suscetível a sofrer roubos, estes podem ser tanto de equipamentos, como o rádio, pertences pessoais deixados no veículo, peças do automóvel e também do próprio carro.
A denúncia deve ser feita para a prefeitura de sua cidade. Em São Paulo, é possível avisar pelo telefone 156. No Rio de Janeiro, a responsabilidade é da Polícia Civil, que pode ser contatada pelo telefone 190.
Pela lei, qualquer veículo sem movimentação que permaneça no mesmo local por cinco dias seguidos pode ser considerado como abandonado, ainda que não apresente deterioração.
O DF Livre de Carcaças faz parte do Cidade Mais Segura – Segurança Integral. Denúncias sobre carcaças abandonadas podem ser feitas pela população por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, pelos conselhos de segurança e administrações regionais, ou pelo e-mail [email protected].
Para denunciar veículos abandonados, o morador tem três possibilidades: baixar o aplicativo Colab no Google Play ou Apple Store; ligar no telefone 156; ou ir até a Central de Atendimento. Após o veículo abandonado ser adesivado, o proprietário tem um prazo de 15 dias para retira-lo do local.
Para entrar em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), seja para realizar o registro de ocorrências de trânsito ou solicitar informações sobre interdições, rodízio, multas, guincho, entre outras, o cidadão deve acessar o portal, baixar o aplicativo ou ligar para a central SP 156.
III – o veículo que apresente sinais exteriores evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar com segurança pelos próprios meios, estacionado ininterruptamente, no mesmo local, por tempo superior a 05 (cinco) dias.
Em vez disso, ligue o carro por algum tempo e, se puder, dê uma voltinha para que a bateria recarregue; quando acionar o carro, espere algum tempo para ligar o ar-condicionado e o rádio. Evite dar partida com o ar ligado, visto que essa ação sobrecarrega a bateria.
É preciso aguardar a chegada do socorro médico e da polícia, que fará registro do fato no próprio local ou em uma Delegacia de Polícia. Já em situações de acidentes sem vítimas em que o(s) carro(s) continue(m) funcionando, é preciso retirar o(s) veículo(s) da via para não interromper o tráfego.
O denunciante deve entrar em contato com a CET, por meio do telefone 0800.7719194 (opção 2) ou e-mail [email protected], informando o local da ocorrência e as principais características do veículo.
Para denunciar os veículos abandonados, a população pode utilizar os canais de atendimento 156 (telefone, site e aplicativo) e as praças de atendimento das subprefeituras.