Como Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que defendia Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quais eram as principais ideias do Platão?

Segundo Platão, todas as coisas possuíam uma forma pura, livre de aparências. Estas ideias das coisas, seriam universais, puras e perfeitas, representando a essência. Trata-se de um conhecimento inteligível, alcançado somente com a razão e não com os sentidos, fonte de obtenção do conhecimento sensível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilparalelo.com.br

Qual é a teoria das ideias de Platão?

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como Platão defendia a teoria do conhecimento?

De acordo com o pensamento platônico expresso na Alegoria da Caverna, o filósofo tem a incumbência de questionar a realidade das aparências. Essa realidade aparente é representada por um mundo de sombras, de ilusões dos sentidos, daquilo que chamamos de senso comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifpr.edu.br

Platão - Teoria das Ideias | Teoria das Formas | Filosofia

O que Platão acreditava?

Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual a teoria desenvolvida por Platão?

Costuma-se chamar “teoria das Formas” de Platão a crença difusa nos diálogos platônicos de que para determinado conjunto de objetos tangíveis que compartilham de uma mesma qualidade, essa qualidade comum tem existência real configurando-se como uma Forma Inteligível da qual participando estes objetos recebem as ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsm.br

Qual a teoria política de Platão?

Para Platão, um Estado governado por diferentes tipos de alma declina da aristocracia (governo dos melhores) para a timocracia (governo dos honráveis), e, então, para a oligarquia (governo de poucos), para a democracia (governo do povo) e, finalmente, para a tirania (governo de um tirano).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proenem.com.br

O que Platão falou sobre o conhecimento?

Na filosofia platônica, a alma é o conhecimento, pois se baseia em aspectos universais, enquanto o corpo seria a doxa (i) (o que falam de...). Para Platão, a razão leva ao conhecimento do inteligível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

O que defendia o platonismo?

Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

O que Platão diz sobre a alma?

Com a teoria da Semelhança, Platão nos diz que, por analogia, a alma se assemelha às coisas eternas, imortais e divinas. Inicia o argumento fazendo distinção de natureza entre coisas compostas e substâncias simples. Só se decompõe aquilo que tem por natureza compor-se.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em puc-rio.br

Quais eram as principais ideias de Platão?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beduka.com

O que Platão valorizava?

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fernandosantiago.com.br

Qual o modelo político defendido por Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que Platão achava da sociedade?

O magnífico mito Platão pensava que um Estado ideal proporcionaria uma vida ideal. Acreditava também que a sociedade era o indivíduo em larga escala, razão por que o que fazia uma boa pessoa faria uma boa sociedade. Ele ensinava que há três partes na alma da pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.slideshare.net

Quais são as teorias de Platão?

Platão propôs uma teoria segundo a qual todas as coisas que apreendemos por meio dos sentidos são cópias de Ideias perfeitas e imutáveis que existem em outro plano de existência: o Mundo das Ideias; o problema do ser: o ser de uma coisa é a essência dessa coisa, e encontra-se no Mundo das Ideias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proenem.com.br

Por que Platão era contra a democracia?

Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

O que é a vida para Platão?

Em sua obra, Fédon, Platão vai abordar a teoria da imortalidade da Alma, ou a Vida Una. Segundo o filósofo grego, o corpo (transitório) é o veículo da Alma (permanente), ou seja, a Alma pré-existe ao corpo, existe no corpo e continuará a existir após a extinção do corpo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nova-acropole.org.br

Qual a ideia central de Platão?

Segundo o filósofo, não só ele, mas todos nós sabemos que o mundo das ideias existe porque já estivemos lá. Para Platão, temos em nós duas partes: um corpo corruptível e uma alma imortal. Nossa alma imortal tem sua origem no mundo das ideias, onde contemplou as ideias de tudo o que existe.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Quem foi Platão e o que ele pregava?

348/347 a.C. Platão era um racionalista, realista, idealista e dualista e a ele tem sido associadas muitas das ideias que inspiraram essas filosofias mais tarde. Foi o inovador do diálogo escrito e das formas dialéticas da filosofia. Platão também parece ter sido o fundador da filosofia política ocidental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que Platão pensava sobre a morte?

A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em puc-rio.br