Em síntese, alfabetização é o processo de aprendizagem do sistema alfabético e de suas convenções, ou seja, a aprendizagem de um sistema notacional que representa, por grafemas, os fonemas da fala.
A alfabetização é o processo inicial de transmissão de leitura e escrita. Ela se faz pelo domínio de uma técnica. Ou seja, a pessoa irá dominar habilidades alfabéticas e ortográficas para decodificar a língua. Uma criança alfabetizada, no entanto, não é necessariamente um indivíduo letrado.
De acordo com estudos, de Emilia Ferrero e Ana Teberosky são quatro as fases da alfabetização, divididas em: nível Pré-Silábico, nível Silábico, nível Silábico-Alfabético e nível Alfabético. Confira mais abaixo.
Como podemos caracterizar o processo da alfabetização?
O processo de alfabetização costuma acontecer de forma gradual, com o aprendizado das letras, sílabas, palavras e frases. O resultado destas competências é a codificação e decodificação do sistema de escrita, o que caracteriza uma pessoa alfabetizada.
A alfabetização, processo de aquisição da língua escrita e oral, abrange muitas facetas no que diz respeito ao processo de como acon- tece a sua concretização. Dessa forma, é preciso compreender, conforme Soares (2020) que o processo de aprendizagem da língua oral e escrita é um processo constante.
Avaliação no Processo de Alfabetização e Letramento | Pedagogia para Concurso
Que método a BNCC indica para alfabetização?
A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita ...
Nova lei inclui alfabetização plena e capacitação para leitura como objetivos da educação básica. Entrou em vigor nesta quarta-feira (13) a Lei 14.407/22, que inclui a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica como deveres do Estado.
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
O que é alfabetização? De forma resumida, a alfabetização consiste no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, utilizadas como parte da comunicação do indivíduo com o mundo. Na vida da criança, é um marco para sua expressão individual e compreensão das inúmeras informações que recebe.
Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Dessa forma, nesse post, o Instituto Alfa e Beto vai examinar quatro definições do ato de alfabetizar: a alfabetização como mera codificação, ler e compreender, alfabetização como letramento ou como educação geral e o conceito operacional (aprender a ler e ler para aprender).
Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
Trata-se do processo de aprendizagem onde se desenvolve as habilidades de ler e escrever de maneira adequada, além de utilizá-las como código de comunicação na sociedade.
Em síntese, alfabetização é o processo de aprendizagem do sistema alfabético e de suas convenções, ou seja, a aprendizagem de um sistema notacional que representa, por grafemas, os fonemas da fala.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).
De modo geral, os métodos clássicos de alfabetização dividem-se em dois grandes grupos: os métodos sintéticos e os analíticos. A principal diferença entre eles está na unidade de partida, na operação que o aprendiz terá de fazer para começar o processo de alfabetização.
“Pela BNCC, espera-se que o aluno aprenda nesses dois anos iniciais com quantas e quais letras se escreve uma palavra”, afirmou. Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
Art. 1º Constituem atividades prioritárias permanentes, no Ministério da Educação e Cultura, a alfabetização funcional e, principalmente, a educação continuada de adolescentes e adultos. Parágrafo único.