Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
Biomas brasileiros são regiões que compreendem grandes ecossistemas constituídos por uma comunidade biológica com características semelhantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis biomas: Cerrado. Amazônia.
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...
Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.
Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.
Os biomas do Brasil são verdadeiros patrimônios naturais, ricos em recursos e biodiversidade. Além de fornecerem uma ampla gama de produtos naturais, esses biomas têm uma importância global significativa devido à sua capacidade de sequestro de carbono e regulação climática.
A classificação de um bioma dá-se especialmente pela combinação de diferentes variáveis de ordem física presentes em um recorte espacial específico. Portanto, essa classificação envolve predominantemente os aspectos biológicos e geográficos da paisagem, como: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia e solo.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
O termo ““bioma”” (“bios,” de vida, e “oma,” de massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 pelo botânico norte-americano Frederic Edward Clements, definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a ...
Holdridge (1947) propôs uma classificação das formações vegetais do mundo por meio de simples dados climáticos, construindo um diagrama triangular onde lança a relação entre a evapotranspiração potencial e a chuva, a precipitação anual e a biotemperatura.
De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.
Os biomas têm uma incrível capacidade de satisfazer e conservar as necessidades básicas da vida no planeta, pois permitem o desenvolvimento da diversidade biológica, fornecendo recursos vitais para a subsistência como oxigênio, carbono e matérias-primas como alimentos ou outros produtos.
Porque é importante preservar os biomas brasileiros?
A preservação e a recuperação do bioma são de grande importância para todos nós, pois contribuem diretamente para a melhora na qualidade de vida da população.
Cerrado é o segundo maior bioma do país, presente em 24% do território nacional. O Cerrado é o segundo maior bioma do país, presente em 24% do território nacional.