Denomina-se como ângulo o encontro entre duas semirretas que partem de um mesmo lugar. Para ficar mais fácil, procure na sala de sua casa, ou até mesmo na sala de aula, o lugar em que duas paredes se encontram. O encontro entre essas duas paredes forma um ângulo de 90°.
Podem ser usadas três letras, por exemplo AOC ou AÔC para representar um ângulo, sendo que a letra do meio O representa o vértice, a primeira letra A representa um ponto do primeiro segmento de reta (ou semirreta) e a terceira letra C representa um ponto do segundo segmento de reta (ou semirreta).
ÂNGULOS - DEFINIÇÃO E TIPOS DE ÂNGULOS | RETO, NULO, AGUDO, ABTUSO… \ Prof. Gis/
O que é ângulo exemplo?
Ângulo é uma medida expressa em graus que é atribuível à região ou conjunto de pontos situados entre duas semirretas de mesma origem. Geralmente os ângulos são representados por letras maiúsculas com acento circunflexo, por letras minúsculas ou, no caso da figura acima, da seguinte maneira: BÂC.
Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.
Os ângulos podem ser classificados em: agudo, obtuso, reto, raso. O estudo do ângulo é essencial para a geometria. O ângulo é a região delimitada por duas semirretas. Ângulo é a região que está contida entre duas semirretas.
Os elementos de um ângulo são: Vértice: Ponto de origem das duas semirretas. Lados: Cada uma das semirretas. Abertura: Região interna determinada pelas semirretas.
Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°. Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°.
Usualmente dá-se o nome de ângulo à região do plano limitada por duas semiretas com a mesma origem. Às semiretas damos o nome de Lado do ângulo, enquanto que à origem damos o nome de Vértice do ângulo. Normalmente, para representar um ângulo usamos 3 letras, por exemplo, .
Os ângulos são figuras geométricas formadas pela união de duas semirretas que partem de um mesmo ponto, conhecido como vértice. Essas semirretas, chamadas de lados do ângulo, determinam a abertura ou inclinação do ângulo, que pode variar de 0 a 360 graus.
Um ângulo agudo mede menos de 90°, porém mais de 0°. Um ângulo reto mede exatamente 90°. Um ângulo obtuso mede mais de 90°, porém menos de 180°. Um ângulo raso mede exatamente 180°.
Denominamos por ângulo a abertura formada por duas semirretas que possuem a mesma origem. A unidade usual de ângulo é o grau (representado por º), por exemplo: 25º: lê-se vinte e cinco graus. 32º: lê-se trinta e dois graus.
Além das funções da trigonometria, as principais funções (ou operações) com ângulos são a soma, a subtração , a multiplicação e divisão por um número. Semirretas são os lados do ângulo. Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram.
Considere duas retas distintas e concorrentes do plano, r e s, ambas oblíquas aos eixos coordenados e não perpendiculares entre si. As duas retas formam um ângulo entre si, que denominaremos de α.
Os ângulos podem ser classificados de acordo com a sua amplitude (medida). Todos os ângulos abaixo, foram nomeados em função dela. Em alguns casos para facilitar, colocamos os lados dos ângulos com cores diferentes. Tenha como referência do ponto de partida sempre o lado direito do ângulo na horizontal.