O primeiro tipo de exercício que você pode fazer para melhorar seu impulso é o salto. Existem vários exercícios de saltos que você pode fazer, mas o objetivo é o mesmo: aumentar a força em seus quadris e pernas. Alguns dos exercícios de saltos mais comuns são o salto em linha, o salto lateral e o salto em marcha.
Nunca passou de 1,75 m, mas provou que altura não precisa ser fundamental no vôlei. Voando a 3,36 m, despejava golpes potentes de qualquer ponto, ignorava bloqueios e aterrorizava defesas.
A melhor forma de ganhar impulsão no vôlei é apostar nos exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores. Os músculos da panturrilha, por exemplo, são essenciais para a execução de saltos verticais bem altos. Portanto, a elevação de panturrilha é um dos melhores exercícios nesse quesito!
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Central. O central costuma ser um dos atletas mais altos em um time de vôlei. Ele ataca pelo meio da rede e também é um dos principais encarregados do bloqueio.
Todavia, o pediatra alerta para um mito: não existem esportes que "fazem crescer mais" como se pensava até algumas décadas atrás. A ciência comprovou que ninguém será mais alto porque pratica basquete ou voleibol, ou deixou de crescer porque treinou muito judô, futebol de salão ou ginástica artística.
dê o passo a frente com pé esquerdo e jogue seus braços para trás, depois, dê o passo com o pé direito levando os braços para frente para saltar e bater na bola. Repita o exercício várias vezes. Pratique corretamente, pois uma boa corrida de impulso é a chave para um bom ataque.
O "tríceps da perna" tem duas funções muito importantes na corrida: amortecer o impacto e impulsionar o corpo. No amortecimento esse músculo trabalha de força excêntrica, ou seja, freia o movimento. Já na impulsão ele funciona de maneira explosiva, com bastante força, em uma contração chamada de concêntrica.
O treino de saltos pode ser realizado com o método de pliometria – falei desse tipo de treino em um artigo anterior (pliometria) -, onde há um alongamento da musculatura seguida de uma rápida contração. Esse leve alongamento é importante para o músculo (elástico que é) uma vez que aumenta a potência do salto.
Para isso é importante realizar movimentos simples de flexão de joelho, quadril e tornozelo. Com meus alunos eu gosto de passar alguns exercícios como agachamento e abdominal durante o aquecimento para aumentar ainda mais a ativação dessa musculatura.
Saltos em caixas ou box jumps (como o pessoal do Crossfit e do treino funcional costuma fazer e chamar) também são ótimos para melhorar a reação e, principalmente, a impulsão do atleta. Lembrando que a caixa pode aumentar de tamanho com o passar do tempo e do aumento da força muscular.
A medida oficial da rede para partidas profissionais de vôlei difere entre as partidas masculinas e femininas. Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
Invista em treinamentos que desenvolvam sua força, velocidade, resistência e flexibilidade. Além disso, é fundamental trabalhar a coordenação motora e a agilidade. Praticar exercícios como corrida, musculação e treinos funcionais pode contribuir significativamente para o seu desempenho dentro de quadra.
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas. E alivia o estresse, pela adrenalina da competição.
Um salto não, uma decolagem 🚀🚀 Foi com essa impulsão que o Darlan chegou a 402 pontos na Superliga Masculina! 🤯 🎥: @darlan. souza1 #Darlan... By sportvFacebook.
Quem mais salta na seleção é Wallace, com 1,05m de impulsão. Quando estava no Piacenza, da Itália, o central cubano Robertlandy Simon, 2,08m de altura, atualmente no Sada Cruzeiro, cravou 3,89m no ataque em março de 2014 durante um teste.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.