A letra bastão é formada por linhas retas e simples de serem feitas, permitindo que os pequenos se concentrem na formação correta de cada letra individual", explica a pedagoga Katia Regina Rodrigues de Campos, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt (SP).
A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler.
Que tipo de letra deve ser usada na educação infantil?
Frequentemente, nós da Curadoria percebemos que a letra bastão, também conhecida como caixa-alta ou letra maiúscula, é a preferida em relação aos demais tipos de letras para crianças durante a alfabetização.
Letra cursiva é também conhecida como letra de mão. É aquele tipo de escrita onde as palavras são formadas por letras todas juntas de maneira que se possa escrever uma única palavra em um único traço sem tirar o lápis ou caneta do papel.
COMO MELHORAR SUA LETRA - Passo a passo + 15 minutos treinando comigo!! || Ana Reis
O que é letra de forma e cursiva?
Enquanto a letra de forma, por ser isolada, permite compreender onde começa uma e termina outra, a cursiva é emendada, característica que exige um processo de leitura e escrita mais fluente. O aprendizado da letra cursiva define o tipo de escrita de cada criança, colocando a sua personalidade no traçado.
A letra bastão é formada por linhas retas e simples de serem feitas, permitindo que os pequenos se concentrem na formação correta de cada letra individual", explica a pedagoga Katia Regina Rodrigues de Campos, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt (SP).
Por isso, valorizamos cada etapa dos processos e significados construídos pelos estudantes nessa trajetória. A inserção da letra cursiva que ocorre no percurso pedagógico do 2º ano do Ensino Fundamental constitui um importante processo nessa caminhada de aprendizados e descobertas.
No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.
O alfabeto português possui 26 letras, incluídas as letras “k”, “w” e “y”, comumente empregadas em palavras de origem estrangeira. As vogais de nosso alfabeto são: “a”, “e”, “i”, “o” e “u”. Já as consoantes são: “b”, “c”, “d”, “f”, “g”, “j”, “k”, “l”, “m”, “n”, “p”, “q”, “r”, “s”, “t”, “v”, “w”, “x”, “y” e “z”.
O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.
Qual a importância da letra cursiva na alfabetização?
Importante saber. Criança que é alfabetizada com letra cursiva erra menos questões ortográficas, porque o pequeno tem uma memória motora melhor do que quando ele escreve com outro tipo de letra.
Em que situações as pessoas costumam usar a letra cursiva?
Escrever com a letra cursiva é importante não apenas para a produção de letras legíveis. Durante esse processo, usamos áreas motoras do nosso cérebro de planejamento e controle motor, de percepções visuais e associadas ao processamento da linguagem.
Em que situação as pessoas costumam usar a letra cursiva?
Dessa forma, em se tratando da letra de forma, há que se constatar sua recorrência nas mais diversas circunstâncias que norteiam o cotidiano, como por exemplo: nas teclas do computador, nos outdoors, nos livros, na televisão, jornais, rótulos, embalagens, nas placas de trânsito, entre outras.
Em qualquer modalidade de redação – questões discursivas, textos dissertativos, estudos de caso, peças técnicas – pode-se redigir tanto com letra de imprensa (letra de forma) quanto com letra cursiva (também conhecida como letra de normalista).
A criança está desenvolvendo a motricidade na fase da alfabetização e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras. As letras de fôrma são ideais para esta fase, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro.
Neurocientistas afirmam que a escrita com letra cursiva exige mais esforço entre a integração das áreas simbólicas e motoras do cérebro, por isso, estimula o cérebro de uma forma que a digitação ou letra bastão não conseguem, proporcionando assim, o desenvolvimento dos hemisférios direito e esquerdo, fluência na ...
Qual é a diferença de letra de forma e letra de mão?
As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.
Cursivo é qualquer estilo de escrita manual criada para a agilidade na escrita, cujo nome deriva do latim cursivu. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino e cirílico as letras das palavras são geralmente ligadas umas às outras, o que permite que a palavra inteira seja escrita com um único traço.
Psicologia da fonte não serifada: esses tipos de fontes oferecem um visual simples e descomplicado. Elas enfatizam a clareza, com uma abordagem progressista – mas também podem ser ousadas e usadas para chamar a atenção com seu design refinado e eficiente.