Banho para se refrescar Ofereça banhos regulares ao pássaro, usando um borrifador ou uma banheira própria para aves. Isso ajuda a manter a plumagem limpa e a regular a temperatura corporal.
A ventilação é o meio mais eficiente para o controle de temperatura em aviários convencionais. Através dela é possível controlar a entrada e saída de calor, a umidade do ar e da cama, além de realizar a limpeza do ar, eliminando CO² e amônia.
Quando as aves estão expostas a temperaturas muito altas, elas mantêm as penas bem próximas ao corpo, a fim de diminuir a camada isolante de ar. Dessa forma, o sangue é enviado em maior quantidade para a pele e a respiração do animal se torna mais acelerada.
Banhos de poeira também são importantes para que os animais mantenham a sua temperatura corporal. Outra dica é oferecer água abundante, limpa, sem contaminantes e fresca em qualquer fase da criação, mantendo a sua temperatura em torno de 22ºC – gelo na caixa d'água pode ajudar.
As aves usam penas e a maioria dos mamíferos usam cabelos ou pelos, para manter uma camada de ar perto da pele e reduzir e transferência de calor para o meio ambiente.
Penas não são fonte de calor, mas um isolante térmico. Por isso que proporcionar um local agradável e sem uma corrente de ar forte é fundamental para quem tem aves. Estes animais conseguem manter uma temperatura de até 40ºC, entretanto são sensíveis a rajadas de vento e mudanças do tempo.
Ainda de acordo com a especialista, a temperatura ideal para o ambiente das calopsitas deve ficar em torno de 23°C e 24°C, devendo este ser arejado, mas livre de correntes de vento.
Como animais de sangue quente, as galinhas poedeiras costumam manter a própria temperatura dentro de certos limites: quando são saudáveis, estas aves apresentam uma temperatura corporal interna entre 40°C e 42°C.
Gelada também não é recomendado. O ideal é que seja fresca, por volta de 22º. Vale lembrar que, o consumo também é afetado pela idade, genética, o sexo, a temperatura ambiente, a temperatura da água, a umidade relativa do ar, a composição nutricional e a forma física do alimento.
Assim como para nós, humanos, a água é essencial para o conforto térmico das calopsitas. Certifique-se de que sua ave tenha acesso constante a água fresca e limpa. Além disso, você pode criar pequenos banhos para que ela possa se refrescar quando desejar.
O que acontece quando ocorre o estresse térmico por calor nas aves?
Durante situações de estresse por calor os sacos aéreos aumentam a superfície de troca de calor entre o ambiente externo e o corpo das aves (Lara e Rostagno, 2013). Eles ficam distribuídos dentro da cavidade torácica e abdominal das aves, totalizando nove estruturas.
Primeiramente, nunca deixe sua ave pendurada sob teto que retenha calor, como telhas de amianto, zinco ou lonas escuras. O local ideal para ela é fresco e com fluxo de ar constante. Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3.
- Respiração acelerada e ofegante. Mudanças de hábitos são fundamentais neste caso, como colocar o animal em um ambiente sem correntes de ar e friagem. No entanto, antibióticos específicos para o trato respiratório são indicados, como o PiuSana, fabricado pelo Mundo Animal.
Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário. 8. Plumagem suja e desluzida. As aves são animais naturalmente limpas que se arranjam permanentemente.
Para dissipar o calor do corpo, a ave recorre à hiperventilação, abrindo o bico, as penas e as asas, o que geralmente a faz comer menos e, assim, absorver menos nutrientes.
O isopor por ser um plástico expele o terrível Bisfenol que nos causa um monte de doenças, porém tarda para nos matar e a vida das galinhas é muito breve para que a vitime.
Qual a temperatura de conforto para galinhas poedeiras?
Para poedeiras segundo Ferreira (2005), a temperatura ambiente indicada para fase produção poderá oscilar entre 15 e 28 °C, sendo que nos primeiros dias de vida a temperatura deve ficar entre 33 a 34 °C, dependendo da umidade relativa do ar, que pode variar de 40 a 80%.
Se você estiver se perguntando qual a temperatura corporal das aves, em média ela varia em torno dos 39°C aos 42°C, mesmo quando o ambiente está mais frio. Ou seja, um pássaro saudável tem a mesma temperatura que um humano com febre alta!
Além disso, no calor é comum que elas fiquem mais ofegantes e com o bico entreaberto. Nesses casos, é comum que a ave mantenha suas asas mais abertas e longe do corpo. Outra forma de saber se o passarinho está com calor é observar se ele bebe mais água.
Uma pesquisa sobre os efeitos da privação de água em aves durante o transporte revela que períodos superiores a 6 horas podem ser prejudiciais ao bem-estar das aves.
Coloque água limpa e fresca, em quantidade suficiente para que a ave consiga apoiar as patas no fundo da banheira ao entrar, de forma a molhar as penas da região do abdômen. A ave então irá abaixar e molhar a cabeça e asas, e irá movê-las para jogar água para o alto, umedecendo o restante de seu corpo.
Não façam isso em casa caso seu ventilador seja muito aberto ou com pouca proteção. #calopsita #calopsitas #calopsitamansa #amocalopsita calopsitabrasileira.
O biólogo reforça: “É interessante também cobrir a gaiola parcialmente com uma capa durante o dia (se a temperatura subir, pode tirar a capa) e cobrir totalmente durante a noite”, completou. Em conjunto, não deixe a calopsita dormir fora de casa ou em áreas abertas quando estiver frio.
As calopsitas também precisam de uma boa hidratação para não ficarem estressadas e acabarem fazendo mais barulho do que o permitido em condomínios. Por isso, mantenha o bebedouro da gaiola sempre cheio e com água limpa e fresca. Caso o dia esteja muito quente, a água pode ser gelada.