A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
O símbolo de Exu é o ogó e sua saudação é Laroyê Exu. Existem diferentes tipos de Exu, variando conforme a diáspora africana, mas todos representam o mesmo Orixá.
Pelos momentos bons e gratificantes, agradeça ao seu Exú! Pelos momentos difíceis que te trouxeram crescimento, também agradeça. Obrigada Exú por tudo o que passei, por tudo o que sou e tenho, e por tudo o que me deres condições de ir buscar, viver, crescer e aprender!
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
Axé ( Asé) significa “força, poder” mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - “Eu estou muito bem.” Outro responde: -“Axé!” Esse “axé” Então : “ Acredite No Seu Axé “
É muito comum que os seguidores das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, usem uma saudação como forma de demonstrar seu respeito e devoção a Xangô. Essa saudação é aportuguesada como Kaô Kabecilê, que se traduz como “venha saudar o rei”.
Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo. É algo mais: sua força atravessa os corpos em todos os sentidos, movimentando-os.
E uma revista digital, publicada pela primeira vez em julho de 2020, produzida e editada por jovens jornalistas. Não a toa, Kobá Laroyê Exú, a saudação completa, significa aquele que é muito falante.
"O QUE SIGNIFICA LAROIÊ E MOJUBÁ Mojubá é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás e, a estes, leva o pedido dos homens.
O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá! - significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim.
Para aqueles que não sabem, “Saravá” é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizadas entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como umbanda e candomblé. Saravá, assim como ciao italiano, pode ser usado como saudação de chegada ou de saída.
A expressão 'ena, ena é mojubá' reforça essa saudação, criando um ambiente de reverência e conexão espiritual. Cada estrofe da música menciona um Exu ou Pombagira específico, como 'Seu Sete Encruza', 'Seu Tranca Ruas' e 'Sa Pomba Gira'.
Fiquei de longe e tive a sensação que a obra estava longe de mim também. Mojubá é uma palavra em iorubá que significa o ato de saudar, louvar os ancestrais.
Os Exus nas Giras de Umbanda apreciam uma boa bebida, um bom fumo, e uma conversa regada a boas gargalhadas. Se deliciam com uma "penosa" (frango assado) e uma boa farofa no dendê. Conversam com seus consulentes com igualdade, são atualizados, pois nos acompanham lado-a-lado.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Recebe minha devoção Exu tranca rua, como 1 gesto de gratidão e reverência. Que tua presença seja sentida em minha jornada. e que tua proteção me envolva como 1 manto sagrado, abre os caminhos do amor, da prosperidade e da Paz. e que tua energia esteja sempre presente em minha vida.