A maioria dos produtos cosméticos têm uma durabilidade mínima superior a 30 meses, pelo que devem indicar na rotulagem o tempo durante o qual o produto pode ser usado sem riscos após abertura da embalagem. Esta informação é indicada por um símbolo (boião aberto) que inclui o período de utilização em meses e/ou anos.
Tem como descobrir a data de validade de um produto?
A data de validade vem impressa nas embalagens junto com outras informações, sendo comuns a data de fabricação e o lote. Para alguns produtos, há alguns fatores que influenciam a vida útil, como o manuseio e a forma de conservação – exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto etc.
Como saber a validade de um produto pelo número do lote?
A recomendação neste caso é encontrar o número do lote na embalagem e acessar o site: http://checkcosmetic.net/. Seu funcionamento é simples: selecione a marca e insira o número do lote de seu produto que ele retornará as informações de produção do item pesquisado.
Tem como saber a validade de um produto pelo código de barras?
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quinta-feira (11), proposta que assegura ao consumidor o direito de verificar, a partir da leitura do código de barras, a validade de produto ofertado em supermercado.
Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.
5 COISAS QUE NÃO TE CONTAM SOBRE A VALIDADE DE COSMÉTICOS - #Lista15
Como ler o prazo de validade?
Dos que não tem claramente escrito na embalagem, por via de regra a data de validade vem sempre acima e escrita de forma clara a data de vencimento do produto. Como pro exemplo: 20/02/2020. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto.
Para definir a data de validade de um produto, é necessário considerar diversas características que garantem que o alimento estará apto para consumo dentro do período estipulado. Isso inclui manter as propriedades nutricionais e as informações declaradas no rótulo da embalagem.
Para saber o código EAN de um produto, basta localizar seu código de barras. Lembre-se que ele fica logo abaixo da imagem de barras. Essa sequência é formada por 13 números e é composta da seguinte maneira: Os primeiros três números indicam a origem do produto (o código EAN do Brasil é 789, por exemplo).
O último dígito de um número de código de barras de varejo EAN-13 ou UPC-A é chamado de dígito verificador. O dígito verificador é calculado a partir de todos os outros números no código de barras e ajuda a verificar se o número do código de barras está correto.
A data está marcada em todos os produtos que foram produzidos e embalados em condições semelhantes. Conhecendo o dia, será possível identificar todos os produtos pertencentes a esse lote. Por exemplo, se a produção foi em 8 de novembro de 2022, o número do lote por data daquele dia poderia ser 221108.
O controle de lote e validade é uma maneira de garantir que os produtos que compramos e consumimos sejam seguros e estejam em boas condições. Controle de Lote: Cada vez que um produto é fabricado, ele recebe um número de lote, que é como uma identidade única para aquele grupo de produtos.
De acordo com as Cosmetics Directives, a validade é indicada pela vida útil dos produtos depois de abertos. A maneira mais encontrada é a de um número ao lado da letra “M” – de months ou meses – normalmente indicado como “12M”, “24M” ou “36M”.
Apesar de inúmeras tratativas com a empresa, esta informa que o produto não possui data de validade por ser importado, pois determinados países não tem legislação que obrigue tal informação na embalagem.
Dentro do cadastro do produto no estoque tem uma aba de rastreabilidade, onde ficam as informações das quantidades de produto por lote, as datas de validade e fabricação e o código de agregação.
“Sinais como cheiro, consistência, cor e homogeneidade do produto, podem ajudar a julgar se você deve ou não descartar um cosmético”, conta. Para a dermatologista não há problema em usar cosméticos com prazo vencido, desde que estejam com bom aspecto, odor, consistência e integridades preservados.
Chamado (PAO) “Period After Opening“, o desenho de uma caixinha com a tampa aberta tem escrito dentro o número de meses em que o produto deve ser utilizado após a abertura da embalagem. Existe ainda um aplicativo chamado ”Check your cosmetic”, que está disponível para download tanto no Itunes como no Google Play.
Código EAN é um código universal composto por uma série de barras verticais escaneáveis e 13 números. Também conhecido como EAN-13, esse código serve para identificar um produto que pode ser precificado e vendido no varejo; Para saber o código EAN de um produto, basta localizar o código de barras em sua embalagem.
Em inglês, EAN significa European Article Number, que, em português, traduz-se como Numeração Europeia de Artigos. Trata-se de um código de barras composto por uma sequência numérica de 13 dígitos, conhecido como código EAN-13, criado na Europa pela GS1 e atualmente utilizado em todo o mundo.
Ela é chamada de Número Global do Item Comercial (GTIN) e é a maneira mais acertada de identificar a autenticidade de qualquer produto comercializado. O mais comum é que os produtos falsificados não contenham com esse tipo de registro. Nos casos em que possuem é possível reconhecer a origem ilegal.
Como verificar se o código de barras de produto é válido?
O segredo para validá-lo está em sua composição e técnica de leitura. Um código de barras segue o mesmo princípio da computação em geral, ou seja, usa o código binário para criar dados. As listras representam uma sequência de 0 e 1.
Para fazer a leitura do código de barras, basta posicionar o produto no traço vermelho do leitor, de forma que ele consiga “varrer” todas as barras. Em instantes, as informações são capturadas e repassadas ao computador, que faz a conversão dos dados.
– acesse o menu Cadastros / Produtos e serviços / Cadastro de produtos e serviços; – localize e abra o registro do item; – na guia “Adicionais”, insira o código correto em “Código de barras (EAN)”; – grave.
Para saber até quando um produto mantém boas condições de consumo, é feita uma análise em laboratório, com pequenas amostras, para avaliar sob que condições e em que velocidade ele se deteriora.
A validade é definida a partir de testes em laboratórios. Essa é a maneira mais confiável, mas você também pode fazer testes em casa. Saiba que não existe uma data padrão, já que a validade varia de acordo com validade dos ingredientes utilizados, temperatura ambiente manipulação correta e o armazenamento correto.
O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.