Identificando os Quadrantes do Ciclo Trigonométrico
Considerando x a medida de um arco no ciclo trigonométrico, então os valores de x, tais que 0º < x < 360º, estão presentes nos seguintes quadrantes: ...
Quando um ponto (x, y) possui as duas coordenadas positivas, ele pertence ao 1º quadrante. Quando o ponto possui a coordenada x negativa e a coordenada y positiva, ele está localizado no 2º quadrante. Quando o ponto (x, y) possui duas coordenadas negativas, ele estará no 3º quadrante.
segundo quadrante: ângulos que estão entre 90º e 180º ou π/2 e π radianos; terceiro quadrante: ângulos que estão entre 180º e 270º ou π e 3 π/2 radianos; quarto quadrante: ângulos que estão entre 270º e 360º ou 3π/2 e 2π radianos.
O Quadrante um (QI) fica no topo direito do plano cartesiano, onde há apenas coordenadas positivas. O Quadrante dois (QII) fica no topo esquerdo do plano cartesiano. O Quadrante três (QIII) na parte inferior esquerda. O Quadrante quatro (QIV) fica na parte inferior direita.
Para usar o quadrante, olhe ao longo do canudo na direção do objeto cuja altura você quer medir. Deixe o peso cair livremente sob a influência da gravidade. Com o dedo pressione o fio contra o quadrante para marcar a posição e poder fazer a leitura.
Em qual quadrante está localizado o ângulo de 600?
600º : 360º = 1 e resto 240. Então o ângulo de 600º possui um volta completa com término no ponto do círculo correspondente ao ângulo de 240º. Portanto, está localizado no III quadrante.
Todos os pontos no primeiro quadrante possuem abscissa e ordenada positivas. Exemplo: P1(3, 5). No segundo quadrantes todos os pontos possuem abscissa negativa e ordenada positiva.
Em cada um dos quadrantes temos intervalos iguais cada um com 90° ou π/2 radianos (ou rad). Ou seja, no primeiro quadrante estão os ângulos entre 0° e 90° no segundo entre 90° e 180°
Se o ângulo com o qual estamos trabalhando for y e ele estiver no segundo quadrante, seu correspondente no 1° quadrante será o ângulo x tal que π – x = y ou 180° – x = y. Analogamente, se o ângulo y pertencer ao terceiro quadrante, seu correspondente x no primeiro quadrante será dado por x + π = y ou 180° + x = y.
Veja: Quadrante I: contém os números reais que vão de 0 até π/2 e os ângulos entre 0° e 90°. Quadrante II: contém os números reais que vão de π/2 até π e os ângulos entre 90° e 180°. Quadrante III: contém os números reais que vão de π até 3π/2 e os ângulos entre 180° e 270°.
Uma volta completa no círculo trigonométrico corresponde, em graus, a 360º e em radianos, 2π, pois no caso de medida de ângulo, o valor de π (pi) passa a ser referente a 180º.
Em geometria, quadrante é qualquer das quatro partes iguais em que se pode dividir uma circunferência. Pode ainda corresponder à quarta parte de um círculo e equivalente a 90 graus. Em matemática (trigonometria]) e desenho geométrico é a quarta parte de um círculo e equivalente a 90 graus.
O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.
O quadrante tinha um dos valores mais baixos de todas as moedas usadas no tempo do Novo Testamento. Esta moeda era emitida por governantes locais, como o prefeito romano. Os quadrantes não exibiam a imagem do imperador , mas tinham um texto em grego.