Ruídos: se você ouvir ruídos incomuns, como tique-taques ou estalos, provenientes do motor ou do sistema em que a correia dentada está instalada, pode ser um sinal de que a correia está desgastada ou mal tensionada.
Quais os sinais de que a correia dentada está ruim?
Se a correia dentada estiver desgastada, ela pode causar um mau sincronismo entre a rotação do virabrequim e a abertura das válvulas. Isso pode levar a falhas no funcionamento do motor, como perda de potência, dificuldade para ligar o veículo, engasgos ou até mesmo o motor morrer.
De acordo com a maioria das montadoras, em média, a correia dentada tem uma vida útil de cerca de 50 mil quilômetros ou até 3 anos. No entanto, os proprietários devem ficar atentos a alguns sinais de problemas que podem surgir antes desse período.
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
Como saber se a correia dentada está muito esticada?
Quando a correia está esticada, ela pode começar a vibrar e produzir um som semelhante a um chiado. Além disso, a perda de potência do motor e a dificuldade em dar partida também podem ser sintomas de estiramento. Outro indicativo é a presença de rachaduras ou desgaste visível na superfície da correia.
A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões. Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.
Como saber se o tensor da correia dentada está com defeito?
Não é difícil ver quando há um problema com o tensor da correia dentada. Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente.
O custo típico de substituição da correia dentada pode variar amplamente dependendo do modelo do carro e do mecânico escolhido, mas geralmente está na faixa entre R$ 2.500 até R$ 5.000, mas podendo chegar em R$15.000 dependendo do modelo do veículo.
O que causa o desgaste da correia dentada? O desgaste da peça pode ocorrer em situações extremas, como exposição a poeira intensa, mineração ou lugares com muita poluição, dirigir frequentemente em estradas de terra – essas condições adversas podem causar danos mais rápidos, reduzindo a eficiência da correia.
Como saber a hora de trocar a correia dentada do carro?
Desgaste visível na correia
O desgaste da correia dentada deve ser verificado durante a inspeção visual, com a abertura do capô do carro e observação das peças. Quando está danificada, a borracha da correia apresenta ressecamento e esfarelamento, o que pressupõe o rompimento em pouco tempo.
Para reduzir os danos, pise imediatamente na embreagem (câmbio manual) ou ponha a alavanca em N (automático) e desligue a ignição. Com isso evita-se que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria. Não tente dar a partida no motor após o problema. Será necessário rebocar o veículo.
Pode ser sinal de perda de tensão na correia dentada?
Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta. O barulho virá do motor do automóvel e é sinal de que a correia dentada perdeu a sua tensão ou sofreu algum outro tipo de dano.
O barulho de grilo na embreagem também pode ser causado por uma desregulagem na peça. Se estiver mal ajustada, o processo de desgaste do dispositivo mecânico é acelerado. Por vezes, o dispositivo mecânico não foi regulado com a devida precisão na instalação ou manutenção do carro.
Pode ligar o carro com a correia dentada quebrada?
Como mencionado anteriormente, não é aconselhável dirigir um carro com a correia dentada quebrada. Quando a correia dentada quebra, a sincronização do motor é perdida, levando a uma parada repentina do veículo.
Quando a correia dentada está desgastada ou mal ajustada, reproduz um som característico que muitas vezes é comparado ao barulho de grilo. Esse som é causado pelo atrito irregular da correia dentada sobre as polias, sendo descrito como um chiado ou guincho agudo.
Sinais de problemas: além da quilometragem e do tempo, é importante ficar atento a sinais de que a peça possa estar com problemas. Isso inclui ruídos estridentes, superaquecimento do motor, perda de potência e inspeção visual que mostre desgaste ou danos.
O que é necessário trocar junto com a correia dentada. Quando chega a hora de substituir a correia dentada, ela não é trocada sozinha. Caso haja necessidade, é preciso substituir junto os tensores e a bomba d'água. Sobre os tensores, não é regra trocar sempre junto da correia.
O que acontece com o motor quando quebra a correia dentada?
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. Logo o motor vai parar.
Como saber se o tensor da correia dentada está ruim?
Outros sinais de desgaste da correia dentada são a falta de tensão adequada e fissuras ou rachaduras. Uma correia dentada frouxa ou excessivamente tensa pode levar a problemas de sincronização, o que resulta em um funcionamento irregular do motor.
O barulho pode indicar que há um ressecamento da corrente, ou até mesmo que houve algum tipo de afrouxamento do componente. Portanto, quando ouvir esse som, leve o veículo imediatamente para um mecânico avaliar a situação. Este vai verificar se é possível reparar a correia, ou se será necessário realizar a troca.
É necessário trocar o tensor toda vez que troca a correia dentada?
Portanto, é altamente recomendável substituir o rolamento tensionador sempre que realizar a troca da correia dentada. Essa medida preventiva garantirá que a nova correia opere com a tensão adequada, reduzindo significativamente o risco de falhas e danos ao motor.
O barulho correia dentada surge de diversas maneiras, sendo os mais comuns os rangidos, assobios e sons de batida. Essas manifestações acústicas podem indicar vários problemas potenciais, como desgaste da correia, desalinhamento, tensão inadequada, ou até mesmo falhas nos rolamentos ou polias associadas.