"Se o imóvel não foi construído com rigor, ele vai cair. Pode ter certeza que o custo de construir de forma segura é altíssimo. Quando o terreno plano é ruim, e se é de encosta, é sinal de muitos problemas e pode desmoronar", alerta o especialista.
Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. Algumas que implicam somente na estética, outras que refletem problemas estruturais. Observar, principalmente se elas trabalham, ou seja, aumentam de tamanho. Neste caso, consultar um especialista em estruturas.
As fissuras surgem quando a força no material é maior que a sua capacidade de resistência, e as aberturas são formas de aliviar as tensões. Dessa forma, quanto maior é a restrição em relação aos movimentos, maior será a fissuração.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o tempo médio para a liberação nas instituições financeiras é de até 40 dias. Porém, em casos mais extremos, o prazo pode chegar a três meses.
Não encerar pisos, nem deixar nada molhado no chão; Substituir ou consertar móveis instáveis; Evitar cadeiras muito baixas e camas muito altas; Usar maçanetas de fácil abertura, evitando as que são redondas.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
Outra opção é pelo aplicativo Habitação Caixa, pelo Internet Banking ou pelo Caixa Tem. Se o contrato estiver de acordo com os critérios definidos pelo governo, o cliente será avisado com uma mensagem de que seu contrato foi liquidado, e o termo de quitação será emitido até 20 de janeiro de 2024.
Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.
Estufamento no piso – sinal de que pode existir um recalque no solo, ou seja, que uma parte está cedendo. Dica da Helô: somente barulho de estalos no piso, com aquele “eco”, não necessariamente é um problema estrutural no imóvel .
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
Como saber se a estrutura da casa está comprometida?
Uma questão muito importante é a estrutura do imóvel. Sinais como infiltrações e rachaduras podem ser indícios de um imóvel comprometido. Por outro lado, outros pontos mais discretos podem passar despercebidos e esconder problemas sérios na propriedade.
Entenda. Mesmo sem ocorrer terremotos diretamente no Brasil, é comum sentir tremores muito sutis quando se está em andares mais altos em edifícios. O professor Jairo Hernando, do curso de engenharia civil do IESB, afirma que essas vibrações nas edificações são comuns, desde que respeitem os limites de segurança.
Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.
Imóvel pode ser demolido durante o processo administrativo se ficar comprovado iminente risco de agravamento do dano ambiental ou de graves riscos à saúde.
Primeira orientação é a contratação de um profissional habilitado para fazer uma avaliação da estrutura existente. Você coloca que foi executado um "tipo de contenção" com isso é importante verificar a condição de suporte do terreno. O reforço de uma estrutura também requer reforço de fundação.
As maiores causas de acidentes de trabalho por desabamento de laje na concretagem geralmente estão relacionadas a fatores como falta de planejamento, uso inadequado de equipamentos e falhas no treinamento e supervisão dos serviços.
Rachaduras e fissuras: O aparecimento de rachaduras e fissuras na superfície da laje pode indicar que a infiltração está causando danos estruturais. Desníveis e deformações: Alterações na superfície da laje, como desníveis ou deformações, podem ser sinais de que a infiltração está afetando a integridade da estrutura.
Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas. Isso pode ser melhor percebido quando elas ficam difíceis de fechar ou abrir.
As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.