Se o seu computador está esquentando mais do que o normal, mesmo com o cooler funcionando corretamente, é um claro indicativo de que a pasta térmica pode não estar mais eficiente. Verifique a temperatura do processador usando softwares de monitoramento e, se necessário, faça a troca da pasta.
Quanto tempo dura uma pasta térmica depois de aberta?
Quanto tempo dura depois de aberta? A validade dessa pasta térmica é indeterminada. Como ela é feita a base de prata a mesma dura por anos e não tem validade. Basta armazenar ela bem fechada para não ter contato com o ar e em local fresco.
🔥 ¿Cuánto DURA y cuándo hay que CAMBIAR la PASTA TÉRMICA? 🔥
Como saber quando trocar pasta térmica?
Queda no desempenho: Processadores que operam em temperaturas mais altas podem sofrer throttling, diminuindo a performance para evitar danos. Manutenção periódica: Recomenda-se trocar a pasta térmica a cada 1-2 anos, mesmo que você não note problemas aparentes, para garantir que o desempenho continue ótimo.
O que acontece se não trocar a pasta térmica do processador?
Se o calor não for dissipado adequadamente, a temperatura do processador pode aumentar rapidamente, levando a problemas como: redução do desempenho: quando a temperatura do processador aumenta além de certo limite, ele entra em um modo de proteção, reduzindo sua velocidade para evitar danos.
Para evitar isso, você deve armazenar sua pasta térmica em um lugar fresco e seco, longe da luz solar direta, radiadores ou outras fontes de calor. O ideal é mantê-lo em um recipiente hermético ou em um saco ziplock para protegê-lo da poeira e da umidade.
Ocorre que, se aplicada em excesso, vai ficar muito espesso, dando margem à formar um "lençol" de micro-bolhas de ar entre pasta e CPU/Dissipador. Correto é aplicar uma fina camada, por o Cooler e esquecer. Única recomendação de troca é se em uma eventual limpa no pc, tirar o cooler do cpu.
Por isso, a troca da pasta térmica precisa ser feita. Essa troca, a cada 12 meses, mantém a temperatura regulada. Espaço e temperatura adequados são cruciais para você jogar sem picotes, falhas, lags etc.
A pasta térmica se tornou um produto indispensável e é algo que precisa ser substituído de tempos em tempos para garantir que o seu computador não seja danificado pelo superaquecimento.
Não tem prazo de validade pasta térmica. A validade começa no momento que ela é aquecida pelo processador e com tempo vai ressecando, enquanto estiver dentro da bisnaga/pote que veio ela pode ser usada perfeitamente.
Alguns fatores que devem ser considerados na escolha da melhor pasta térmica são a condutividade térmica, resistência térmica, composição e peso. É importante escolher uma pasta térmica que seja adequada para o tipo de uso do computador, seja ele profissional ou doméstico.
Usando um pano macio e seco ou um lenço de papel, remova completamente o material de interface térmica aplicado anteriormente. Limpe o dissipador de calor integrado para remover oleosidade, poeira e qualquer outro tipo de resíduo. Sempre troque o material de interface térmica.
As melhores pastas têm prata entre os seus componentes, já que esse metal é um excelente condutor de calor de calor, e dissipar a temperatura é a principal função da pasta térmica.
Aplicar a pasta térmica para processador é bem simples. Basta colocar uma pequena quantidade, normalmente uma pequena gota no centro da CPU, e espalhar uniformemente. Para ficar ainda mais fácil, você pode usar uma espátula ou o próprio dissipador de calor.
Superaquecimento. Seja devido à poeira que retarda a rotação do cooler da CPU (ventoinha) ou ao endurecimento da pasta térmica entre a CPU e o cooler, o superaquecimento pode fazer com que o computador trave ou fique completamente inativo.
O que acontece se não colocar pasta térmica no processador?
Por razões adversas, não é nada recomendado utilizar um PC sem pasta térmica, apenas para testes (Do tipo do computador não ligar e testar se o processador está esquentando.) Mesmo que o processador não esteja em 100%, no caso, só de ele estar na BIOS, já elevaria a temperatura dele aos quase 100 graus.
De acordo com os resultados dos testes, entre os itens mais curiosos da bateria, o ketchup é quem desempenha melhor a função de pasta térmica, já que manteve a temperatura de 71 °C.
Quantas gramas de pasta térmica colocar no processador?
O ideal é colocar uma quantia mediana, geralmente do tamanho de um grão de ervilha, para que faça uma ligação sem imperfeições entre a base do cooler e o processador, na maior superfície de contato possível entre eles. Importante ressaltar que o contrário também é válido.