A textura e o brilho também podem revelar se ele é autêntico ou falso. Os cristais verdadeiros têm superfícies naturais, que podem apresentar pequenas imperfeições, fissuras ou inclusões. Por outro lado, os falsos podem ter superfícies excessivamente lisas, uniformes e sem irregularidades.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
É um tipo de vidro mais requintado. Uma das qualidades principais é a transparência que deve ser perfeita e límpida, depois a brancura e por fim a sonoridade.
Ao contário, se a temperatura do cristal for mais quente, mais próxima da sua temperatura corporal, se trata de um cristal sintético. Isto porque a estrutura dos cristais sintéticos é mais simples e absorve mais rapidamente a temperatura.
Uma taça de vidro é fabricada apenas com areia, sódio, cálcio e alumínio. Já a taça de cristal possui chumbo na sua fabricação, o que proporciona brilho, sonoridade, rigidez e delicadeza a taça. As taças de vidro, por serem feitas com matérias mais simples, não proporcionam uma degustação tão boa.
As taças de cristal são feitas de óxido de chumbo, ao contrário das taças de vidro. As taças de cristal são as mais finas e delicadas em comparação com as taças de vidro. As taças de cristal são mais transparentes em comparação com as taças de vidro.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
A textura e o brilho também podem revelar se ele é autêntico ou falso. Os cristais verdadeiros têm superfícies naturais, que podem apresentar pequenas imperfeições, fissuras ou inclusões. Por outro lado, os falsos podem ter superfícies excessivamente lisas, uniformes e sem irregularidades.
As faces dos cristais são planas e limitadas por arestas retilíneas (Lei das Faces Planas). Uma forma cristalina tem um número de faces geralmente par e não maior que 48 (Lei do Número de Faces). Se a quantidade de faces for maior que 48, trata-se de uma combinação de formas e não uma forma simples.
O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.
Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7.
AMAZONITA é conhecida como o cristal da verdade, da comunicação, da harmonia e da boa sorte. Cristal indicado para alívio das tensões, pois pode ajudar em momentos que precisamos relaxar.
O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade. Ao ser arranhada com um material mais duro, a superfície do quartzo apresenta sempre um traço branco.
Se tiver bolhas ou algum tipo de descoloração, fique em alerta; - Corte: A ametista é um tipo de pedra fácil de encontrar. Por isso, é comum encontrar variações no formato e tamanho; - Imperfeições: Uma ametista autentica terá imperfeições.
O cristal é um tipo de vidro, porém mais sofisticado, sua transparência é limpa e mais perfeita e espessura costuma ser mais fina tambem. Peças de Cristal são muito utilizadas e mais procuradas para decoração por serem um tratamento tão diferenciado em relação ao vidro comum.
Os cristais naturais são amplamente aclamados como condutores de energia positiva e auxiliadores na meditação e cura energética. Acredita-se que eles ajudam a alinhar nossos centros energéticos, conhecidos como chakras, promovendo um fluxo harmonioso pelo nosso corpo.
transparência, o cristal representa todo poder energético que um mineral dispõe. Ele filtra, reflete e nutre todos os níveis de energia em contato com a pessoa. Intensifica as capacidades psíquicas e espirituais. Indicações: Sucesso, favorece a desintoxicação do corpo, raciocínio lógico e objetividade.
3. Observe a refração: na mesma luz, o índice de refração do cristal real é maior do que o da imitação de vidro, que pode transmitir brilho diferente, enquanto o cristal de imitação de vidro não pode.
Dessa forma, a beleza do cristal, ou seja, sua qualidade e pureza, seu brilho, sua cor e seu corte (lapidação), além da raridade do mineral em questão e sua demanda no mercado, são aspectos importantes para definir o valor da pedra.
Observe a transparência. A transparência descreve como a luz se infiltra pela pedra. Uma pedra pode ser transparente, translúcida, ou opaca. Pedras transparentes são aquelas em que se pode olhar completamente através delas (exemplo: diamante).
As cores são um método comum de identificação de cristais. De fato, muitos especialistas em pedras preciosas classificam os cristais de acordo com a cor por causa de sua ligação com propriedades curativas específicas.
Ou seja, posicione a pedra na frente da sua boca e jogue o ar pela boca. Dessa forma, então, caso a joia permaneça embaçada por mais de dois segundos, muito provável que seja falsa. Isso porque diamantes verdadeiros dispersam o calor imediatamente.