Como confirmar o diagnóstico O diagnóstico do aborto retido é feito pelo obstetra através do ultrassom pélvico ou transvaginal, normalmente antes das 20 semanas de gestação, em que é detectada a ausência de batimentos cardíacos fetais.
O exame padrão-ouro para confirmação do diagnóstico é a ultrassonografia transvaginal. Ela é importante na definição do tipo de abortamento. Deve ser feita em intervalo de 15 dias, podendo definir 2 cenários distintos: Retenção de ovo morto.
Especialistas alertam que existem diversas causas que podem levar ao aborto retido. Dentre elas estão alterações genéticas e cromossômicas, má formação fetal, infecções, idade avançada da gestante, traumas, doenças endócrinas e uso de álcool e drogas.
Para ser uma perda gestacional retida ou aborto retido, o saco gestacional deve estar vazio até a 12º semana de gravidez; o produto conceptual não deve apresentar atividade cardíaca ou o crescimento do embrião deve ficar estabilizado em sucessivas avaliações.
É confirmado através de exame de ultrassonografia, onde é analisada a ausência de batimentos cardíacos fetais. Também pode ser confirmado através de exame laboratorial de sangue. Os níveis de HCG começam a reduzir, apontando que o desenvolvimento gestacional foi encerrado.
Aborto retido - O que o mal-estar tem a dizer sobre a gestação?
Como saber se o feto está morto no início da gravidez?
O médico pode suspeitar que o feto está morto se ele parar de se mover, embora os movimentos muitas vezes diminuam, à medida que o feto em crescimento tenha menos espaço para movimentar-se. Geralmente são realizados exames para avaliar o feto.
Mas, mesmo sem a formação do embrião, por causa do crescimento do saco gestacional, a mulher pode ter sintomas característicos do começo da gravidez, como náuseas, sono excessivo ou aumento dos seios. Também é possível que, antes mesmo do diagnóstico, haja um aborto espontâneo, com sangramento vaginal e cólicas.
Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.
O ultrassom pode ser usado para determinar se um aborto espontâneo já ocorreu ou, caso contrário, se o feto está ainda vivo. Se um aborto espontâneo ocorreu, a ultrassonografia pode mostrar se o feto e a placenta foram expulsos completamente.
Pode acontecer de perder o bebê e não ter sangramento?
Seu diagnóstico provavelmente é aborto retido, ou seja, a gestação parou de evoluir, o embrião não tem batimentos cardíacos, porém ainda não apresentou sangramento. Nestes casos, a partir do diagnóstico, pode-se esperar que o seu organismo inicie o processo de abortamento espontaneamente por até 8 semanas.
Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.
Quanto tempo leva para o corpo expelir o saco gestacional?
Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente. É importante seguir as orientações do seu médico sobre tempo de espera antes de começar com as novas tentativas de gravidez.
Estou grávida de 6 semanas e os sintomas desapareceram todos?
Como o enjoo está associado à produção de hCG, tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.
Nesse sentido, o aborto retido é diferente do aborto completo, no qual o embrião, o saco gestacional e todo o resíduo são expelidos pelo corpo naturalmente. Sendo assim, no aborto retido, o embrião e os restos ovulares continuam dentro do corpo da gestante.
Alguns sintomas são clássicos da maioria das gestações: enjoo, tontura, mal-estar, sono e alterações no humor. E o sumiço repentino desses sintomas pode ser um sinal de alerta. Segundo especialistas, o aborto, na verdade, é o resultado de um abortamento, que é o processo contínuo que leva à perda de uma gestação.
O aborto retido tem sintomas? Alguns casos de aborto retido são sinalizados por sintomas comuns ao abortamento espontâneo, como sangramento, cólica, desaparecimento dos sintomas das gestações, dor na região pélvica, febre e estagnação no crescimento do volume da barriga e do útero.
Quais são os sinais que o bebê não está bem na barriga?
Essa situação deve ser identificada pelo obstetra durante a realização dos exames de ultrassom, onde é possível observar alguns sinais indicativos de sofrimento fetal, como diminuição ou alteração dos batimentos cardíacos do feto, diminuição dos movimentos fetais e diminuição do volume de líquido amniótico, por exemplo ...
Geralmente gravidezes abaixo de 8 semanas evoluem para abortamento espontâneo completo. Para expulsão dos restos pode-se aguardar até 4 semanas. Você deverá fazer exames laboratoriais e avaliação clínica toda a semana, durante as 4 semanas de espera.
Após a 20ª semana de gestação, a medida em centímetros geralmente corresponde ao número de semanas de gestação. Logo uma medida abaixo do esperado pode indicar que o bebê não está crescendo como deveria. Outro método para verificar o crescimento fetal é a ultrassonografia.
O que fazer para ajudar o corpo a expelir o feto morto?
Tomar medicamentos (geralmente misoprostol, às vezes com mifepristona) para ajudar o útero a expelir a gravidez. Fazer um procedimento para remover os tecidos da gravidez do útero: geralmente, um tubo flexível é inserido pela vagina até o útero e então é feita aspiração (dilatação e curetagem [D e C] com sucção).