A maioria dos cheiros vem de bactérias boas, então você pode ter certeza de que seu levain é saudável. Você deve ter cuidado se ele receber cheiros muito fortes e desagradáveis. Se seu levain cheirar a queijo muito forte, vômito ou meias sujas, provavelmente está estragado e não é seguro usar.
Como saber se ele está pronto para ser utilizado? O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
Depois de 8 horas, o fermento estará ativo. Podemos usar parte do levain para fazer o pão e outra parte pode ficar no pote – que vai para a geladeira e deve ser alimentado futuramente.
O levain, também chamado de “massa mãe”, precisa ser guardado na geladeira em pote de vidro levemente fechado. Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água.
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico.
Pode-se dizer que um levain de massa fermentada está ruim ou morto se ele não responder às alimentações regulares após ficar sem alimentação por um longo tempo ou se desenvolver qualquer tipo de mofo ou descoloração. O levain precisa ser jogado fora se você notar algum desses sinais.
O TESTE DE FLUTUAÇÃO é um recurso utilizado por muitos padeiros caseiros para saber se o fermento está pronto para fazer pão. Para fazer este teste, você pega uma pequena porção do seu fermento e coloca em um copo cheio de água. Se o levain de flutuar, ele está ativo, então pode usar para fazer pão.
Adicione 100g de água (50×2) e 100g de farinha de trigo (50×2). Deixe o levain descansar em temperatura ambiente. As leveduras vão entrar em ação e começar a produzir bolhas de gás carbônico. Quando atingir o dobro de altura, alimente novamente e deixe descansar mais algumas horas.
Manter sua massa mãe em temperatura ambiente e alimentá-la duas vezes por dia (ajustando a proporção de alimento para este ciclo) é a melhor forma que conheço de impulsionar uma atividade forte no seu fermento.
A SUPER ALIMENTAÇÃO consiste em você alimentar o seu levain 3 ou 4 vezes seguidas, de 4 em 4 horas, 1 dia antes de fazer seu pão. Ensinamos essa técnica em nosso curso de panificação online. Usando essa técnica, você terá o seu levain forte o suficiente para fazer pão, sem precisar alimentar o seu levain todos os dias!
Usar farinha integral para alimentar o Levain pode deixá-lo ácido. A farinha que você usa no seu fermento faz uma grande diferença no quão ácido o pão se torna. Segundo o site The True sourdough: “Usar apenas farinha integral no seu pão aumentará a acidez do seu fermento.
Depois de fazer seu fermento natural, você deve refrescá-lo (adicionando água e farinha de trigo) com frequência, para que as leveduras se mantenham fortes e ativas para a próxima fornada. Se você pretende fazer pães apenas no fim de semana, o levain pode ser conservado em pote fechado na geladeira.
Alguns alunos nos perguntam qual a proporção ideal para alimentar o levain e viemos explicar como fazemos aqui na Leveda ❤️ Utilizamos a proporção 1:1, ou seja, a quantidade de farinha e de água devem ser iguais, independente da quantidade de levain.
O pulo do gato é a relação do fermento em contato com a água fervendo. Se ele começar a borbulhar bastante significa que o seu princípio ativo ainda está funcionando perfeitamente, então pode usar! Caso a reação com a água quente seja pouca ou nenhuma, realmente o melhor é descartar.
Como saber se o fermento biológico está funcionando?
Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.
Transfira a massa para um pote de plástico ou de vidro, como preferir, e tampe com filme-plástico. processo. Pegue 50g do fermento do pote (o restante você pode descartar ou colocar num outro pote e fazer o mesmo processo). Misture com 50g de água levemente morna e adicione 50g de farinha de trigo branca.
Isso muda se o tempo estiver mais frio ou muito quente e se usar, por exemplo, farinha de centeio ou integral, que contém mais minerais e levedura selvagem do que a farinha de trigo branca. O levain firme deve ser alimentado na proporção de 2:1, ou seja, para 100% de farinha, 50% de água.
Para controlar a acidez do fermento natural, você pode ajustar sua alimentação em frequência. Também a escolha de farinhas vai influenciar no sabor. Alimentar o fermento com mais frequência resulta em uma acidez mais suave. Por outro lado, alimentando-o com menos frequência, ele vai ficar mais ácido.
Como saber se ele está pronto para ser utilizado? O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
Ao guardarmos o fermento na geladeira, geramos um resfriamento; ao entrar em contato com a massa do bolo em temperatura ambiente e depois com o calor do forno, acontece uma oscilação de temperatura que atrapalha sua eficácia.
Já o levain é o nosso fermento ativo, também chamado de pré fermento. Aquele que podemos usar direto para criar um pão, que tem a quantidade e composição que manda a receita. O ciclo de vida de um levain é mais rápido porque normalmente, para termos ele bem forte e vigoroso, deixamos em temperatura ambiente.
Você pode até achar que não terá problema porque o fermento aparenta estar bom, mas isso é um erro. Mesmo dentro da validade, o fermento pode não estar com o máximo da sua eficácia por causa da qualidade ou da conservação. Uma dica para testar é colocar um pouco de fermento em um copo com água quente.
Depois de "alimentar" o seu levain, pode demorar de 3 a 4 horas para atingir o pico de atividade. O tempo ideal de uso, uma vez que seu levain atingiu o pico de atividade varia de 30 minutos a 2 horas.
Qual a diferença do levain para o fermento de litro?
O levain é feito com uma parte do seu fermento natural. Na verdade, o levain é um pre-fermento para o pão que você vai fazer. Ele vai ser o agente de crescimento (e sabor!) do seu pão.