Verifique o nível de óleo do veículo Ao checar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicados no medidor. Se o marcador apontar que o óleo está abaixo do mínimo, isso representa falta de lubrificação do motor, sendo necessário completar o lubrificante até alcançar o nível ideal.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Como conferir o nível do óleo do motor? Tem algumas regrinhas!
Como ver se carro precisa de óleo?
Verifique o nível de óleo do veículo
Ao checar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicados no medidor. Se o marcador apontar que o óleo está abaixo do mínimo, isso representa falta de lubrificação do motor, sendo necessário completar o lubrificante até alcançar o nível ideal.
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Luz de advertência do óleo ou de checagem do motor no painel
Os veículos mais modernos possuem uma luz que acende no painel informando que é hora de trocar, seja pelo nível de óleo estar baixo ou pelo excesso de sujeira.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
Sua cor é vermelha, indicativo de que o motorista deve parar o carro imediatamente. Ela se acende quando falta lubrificação no motor, o que ocorre por alguns motivos diferentes.
Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito. Minutos depois, o esperado acontece: uma explosão no motor do carro, uma nuvem de fumaça e algumas peças de metal saindo do motor.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
Sem óleo, mais do que se desgastar, as peças do motor esquentam demais e se dilatam para além de suas especificações recomendadas. A partir daí, começa a espiral da morte: o motor passa a apresentar funcionamento áspero e barulhento.
Quando o óleo está acabando, há um aumento no atrito entre as peças, o que pode levar a um desgaste prematuro e danos ao motor. Além disso, o óleo do motor também é responsável por resfriar as partes internas do motor, ajudando a dissipar o calor gerado pela combustão.
A vareta de óleo não fica posicionada no fundo do reservatório do motor (conhecido o carter) e sim na superfície do óleo. Com isso a vareta mede somente o último litro de óleo, ou seja, se seu motor possui 3,5 l o máximo da vareta é 3,5 l e o mínimo da vareta quer dizer que ainda tem 2,5 l no motor.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
O que pode acontecer se não trocar o óleo do carro?
Aumento do atrito: um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo sua eficiência e aumentando ainda mais o consumo de combustível. Danos ao motor a longo prazo: a falta de lubrificação adequada pode causar danos sérios ao motor, como desgaste de peças, superaquecimento e até mesmo fundição.
O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Ao notar falhas na partida, barulhos incomuns no veículo ao ligar, desligar e no geral, bem como a perda de potência, maior consumo de gasolina ou outro combustível e falhas na partida são algumas das situações que pedem a troca de óleo o mais rápido possível.
Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.
O ideal é seguir a orientação do fabricante, entre o nível mínimo e máximo. Não há vantagens em deixar o nível de óleo acima do nível máximo da vareta. Pelo contrário, existem desvantagens.