Corrupção do disco rígido: quando você abre ou acessa o disco rígido, ele exibe um aviso de dados corrompidos ou setores defeituosos , ou é afetado por vírus Malware, arquivos desaparecidos e travamentos frequentes. Estes são sinais de que está corrompido e deve ser substituído.
Em média, a vida útil de um HD é de 6 anos, mas são poucos que chegam até esse período sem demonstrar nenhum problema. Diversos fatores influenciam na durabilidade do HD como temperatura, defeitos de fábrica e até mesmo o mau uso do dispositivo.
A lentidão do desempenho do seu notebook pode ser causada por vários fatores, mas um dos mais comuns é o HD. O HD é um dispositivo mecânico e, como tal, pode se desgastar com o tempo. Isso pode resultar em tempos de carregamento mais lentos, atrasos ao abrir arquivos e programas, e até mesmo falhas no sistema.
Por exemplo, quando atinge a vida útil, que geralmente é de três, cinco a dez anos, ou começa a funcionar mal, afeta o desempenho do sistema e está sem espaço livre em disco indica uma chamada para substituição.
Conclusão. HDs com defeitos geralmente apresentam alguns sintomas antes de falhar totalmente. Alguns deles são lentidão, corrupção de dados, ruídos e sons estranhos. Eles também podem apresentar Bad Blocks e/ou não serem reconhecidos pelo Windows.
A vida útil média de um HD é de 3 a 5 anos em uso regular, e geralmente eles vem com uma garantia de 1 até 3 anos. Existem algumas coisas que você pode fazer para que um disco rígido dure mais. Você saberá por que os discos rígidos falham e como você pode aumentar a sua vida útil.
A quantidade de horas de funcionamento dos modelos testados indica que a média de vida útil dos discos é de 25.233 horas antes de apresentar uma falha, ou seja, 1.051 dias ou 2 anos e 10 meses.
CHKDSK é uma ferramenta interna do Windows que examina o disco rígido para encontrar erros do sistema e setores defeituosos. Também ajuda a verificar a integridade do HD, mostrando os erros.
Sendo assim, caso esteja ouvindo ruídos ou barulhos repetidamente, é sinal de que alguma peça do disco rígido pode estar danificada. Esse é um problema que ocorre com mais frequência em notebooks, já que é um dispositivo que costuma ser transportado.
Disco rígido danificado significa que há erro de sistema com sua unidade e os arquivos estão apenas inacessíveis. Ao encontrar os problemas devidos a causas acima, é precioso procurar um programa para recuperar hd como ainda há chances de você fazer a recuperação de hd se ele estiver apenas corrompido.
Lentidão no carregamento do sistema operacional ou no acesso aos dados e eventuais problemas para salvar ou carregar arquivos estão entre os sintomas mais comuns. Até mesmo a temida “tela azul do Windows”, mais rara nos dias de hoje, também pode ser um sinal de que áreas do disco rígido estão corrompidas.
Proteja seu notebook! Os discos rígidos rodam com uma velocidade muito alta e pancadas contra a carcaça podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los. Tenha cuidado para não bater nada no notebook nem deixá-lo cair. principalmente enquanto estiver ligado, quando o risco de danos é muito maior.
Saber como ver a vida útil do HD pode ajudar a identificar problemas precocemente e evitar falhas. Existe na internet programa para ver a saúde do hd disponíveis, como o HD Tune e o CrystalDiskInfo, que podem ajudar a monitorar a vida útil do HD.
No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam. verifique se será a exibido algum erro, tente desfragmenta o disco antes de usar o HD tune, é possível detectar problemas no HD antes de o equipamento dar defeito.
Abra o menu Iniciar do Windows e digite "limpeza de disco" e, em seguida, selecione Executar como administrador. Há um comando que verifica se há arquivos importantes do sistema que não estão funcionando corretamente e os corrige. Abra o Prompt de comando, digite "sfc /scannow" e, em seguida, reinicie o computador.
As partes móveis de uma HDD consomem mais energia e emitem calor, o que reduz a vida útil do dispositivo. As SSDs são mais duráveis, pois não têm peças mecânicas. Elas também consomem menos energia, o que as faz funcionar de forma mais fria.
Se você notou que a inicialização do seu computador está lenta e leva muito tempo para carregar programas e filmes, ou não aguenta mais a manutenção do disco rígido – ter que desfragmentar e tomar cuidado para não causar impactos quando o computador está ligado, chegou a hora de você trocá-lo por uma unidade de estado ...
O fato não é “se” o disco rígido irá falhar um dia, é “quando” ele irá parar de funcionar. Quando isso acontecer, o HD não poderá mais ser acessado e levará à perda dos dados gravados.
A lentidão do HD pode ser causada por vários fatores como desgaste natural do dispositivo, falta de espaço de armazenamento, setores danificados ou falha na cabeça de leitura. Em alguns casos, também pode ser causado por vírus ou malware presentes no sistema.
Sim, tem como recuperar um HD danificado fisicamente. Mas é preciso avaliar o que causou o dano e qual foi o impacto ao funcionamento do HD. Em alguns casos, a recuperação do dispositivo e dos dados pode ser mais simples; em outros, os danos podem ser irreversíveis e tornar os dados irrecuperáveis.
O orçamento se dá, principalmente, devido à complexidade do serviço. Contudo, para oferecer um parâmetro, os serviços de recuperação de HD costumam ficar a partir de R$600,00.