A verdadeira adoração deve ser feita em conformidade com a verdade de Deus que se revela em Jesus e se recebe mediante o Espírito Santo. Por ser a adoração espiritual ela só é impulsionada pela obra do Espírito Santo.
Verdadeiros adoradores são as pessoas que têm coragem de tirar suas máscaras quando se aproximam de Deus, e não tentam parecer mais santos do que são. São homens e mulheres que não escondem do Senhor suas fraquezas, que reconhecem suas falhas, mas que têm um desejo de serem transformados pelo Espírito Santo.
Um verdadeiro adorador de Deus tem: 1) Uma vida de oração constante e submissão a Deus. 2) Testemunha a palavra de Deus para alegrar o Senhor. 3) Conhecimento profundo da Bíblia e busca sempre a excelência na adoração.
2) Dez características são listadas: ter uma vida de oração e testemunho, conhecer Jesus e a Bíblia, abandonar o pecado, amar, não escolher ambiente para adorar, não se calar diante das dificuldades, e não se preocupar com críticas.
Jo 4,4-26), existem os falsos adoradores, aqueles que não agem em conformidade com a vontade e os desígnios dAquele a quem adoram. Os falsos adoradores não adoram em "espírito e em verdade" como diz o texto acima citado, pelo contrário.
A Igreja distingue claramente três tipos de culto: (I) culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer adorar (II) culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer honra, venerar (III) culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração - O culto da latria ...
A postura dos que adoram a Deus é frequentemente caracterizada por uma profunda reverência e humildade. Sem estas duas qualidades, dificilmente se adora em 'espírito e verdade'. A reverência do corpo e da alma perante Deus faz-nos lembrar que não estamos perante um alguém qualquer.
Para se tornar um adorador por excelência, é importante buscar um relacionamento mais profundo com Ele através da oração, leitura da Bíblia e meditação. Focar em Deus – A adoração não deve ser sobre nós mesmos, mas sim sobre Deus.
A verdadeira adoração sempre inclui e exprime a grandeza e a glória de Deus. Isso pode ser observado nas ocasiões em que Deus revelou-se aos homens de forma direta, em uma teofania. Quando o Senhor encontrou-se com Moisés, lemos: “Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (Êx 3.6).
O que Jesus quis dizer com os verdadeiros adoradores?
João 4:23-24
Desde a criação, o Senhor está buscando verdadeiros adoradores, ou seja, pessoas que o honrem, que o amem e pratiquem seus ensinamentos. Um dos mais significativos exemplos bíblicos de adoração é a entrega que Abraão fez a Deus de seu filho Isaque.
Adorar em verdade também é ministrar a Deus de acordo com a revelação que temos da Sua Palavra, que é a verdade. ” Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Podemos concluir então que, a adoração em espírito e em verdade é o poder espiritual invisível realizando ações visíveis, verdadeiras, genuínas.
Adoração é uma postura do coração. De maneira simples, adoração é atribuir um valor indescritível e demonstrar amor substancial a algo. Essa coisa pode ser uma divindade, um artefato antigo, um bem material ou um ser humano. Independente do que quer que estejamos adorando, somos todos adoradores.
Você se considera um verdadeiro adorador? Quando falamos em adoração, muitas vezes, a imagem que vem à mente é de alguém no palco, sob os holofotes. No entanto, verdadeiros adoradores são aqueles que, como descreve a Palavra, “adorarão o Pai em espírito e em verdade” (João 4:23).
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Séculos depois, quando o diabo veio tentar Jesus para adorá-lo, Jesus respondeu: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (ver Mateus 4:8–10).
Durante a adoração, há algumas devoções especialmente válidas, como ler o Evangelho e meditar sobre o que se leu; rezar a Via Sacra; recitar os mistérios dolorosos do terço; ler e orar sobre algum texto de espiritualidade, rezar com os salmos etc.
Adorar a Deus é dedicar a Ele o nosso amor, nossa reverência, nosso serviço e nossa devoção. O Senhor ordenou a Moisés: “Adora a Deus, porque só a ele servirás” (Moisés 1:15).
E significa: 1 - Ação de adorar, de prestar culto a um ser superior, a uma divindade; veneração; 2 - Expressão de afeto, de carinho, de homenagem ou submissão; 3 - Ação através da qual se assume uma dependência de Deus.
Existem diferentes formas de praticar a adoração: pelo louvor, pela adoração Eucarística, pela missa – no momento da consagração – ou em tempos específicos. Qualquer que seja a forma, trata-se de um ato de amor para com Deus “em espírito e em verdade”: amar e se deixar amar, unir-se e se deixar transformar.
A DOUTRINA CATÓLICA NOS INDICA 04 GRAUS DE HONRAR. De origem grega, as palavras latria, dulia e hiperdulia, protodulia podem parecer pouco comum, mas seus significados estão presentes no cotidiano dos católicos.