Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como a Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre os seus antepassados.
Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.
Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.
Como saber se você tem descendência de algum país?
Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
Aparência não fornece informações definitivas sobre a ancestralidade. Isso você vai conseguir com análises de DNA genealógico ou monte sua árvore genealógica.
Pesquise em documentos históricos: O Arquivo Nacional possui um vasto acervo de documentos históricos do governo federal brasileiro. Esses documentos podem incluir registros civis, censos, listas de imigrantes, registros militares, entre outros.
Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.
A cidadania é determinada por uma combinação de fatores, como país de nascimento, nacionalidade dos pais e avós, casamento com um cidadão estrangeiro, entre outros. Se você suspeita que pode ter dupla cidadania com base no seu sobrenome, existem algumas etapas que você pode seguir para investigar mais a fundo.
Os orientais possuem algumas diferenças em relação aos olhos dos ocidentais. A inserção do músculo reto superior é mais baixa na pele palpebral. Devido a isso, os pacientes orientais possuem uma altura da prega supra tarsal diferente. Cinquenta por cento destes pacientes não apresentam esta prega.
Há muitas formas de encontrar os registros e elas incluem pesquisas em sites com imagens de registros disponíveis e pedidos em cartórios. Nem todos os registros são encontrados digitando o nome do antepassado em uma busca na web, afinal nem tudo está indexado e transformado em um índice pesquisável.
Pesquisa Documental: Comece a sua jornada nos registros de família, certidões de nascimento, casamento e óbito, árvores genealógicas e documentos antigos. Esses registros podem fornecer pistas valiosas sobre a origem do seu sobrenome e as histórias por trás dele.
Como descobrir minha descendência pelo sobrenome grátis?
No site do FamilySearch você pode descobrir! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo! Basta clicar no botão Baixar o infográfico.
Como descobrir a origem do sobrenome? Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.
Geralmente, para chegar ao resultado da ancestralidade, é necessário que o laboratório faça dois tipos de exames. São eles o teste de DNA mitocondrial e o teste do cromossomo Y que, juntos, apresentam um leque completo de informações.
Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.
Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.
Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.
É possível obter dupla cidadania apenas com o sobrenome? Diferentemente do que muitos acham, não é possível conseguir a dupla cidadania apenas com o sobrenome. A verdade é que existe uma barreira geracional que impede a abrangência de todos os descendentes de uma mesma família.
Os registros civis podem ser encontrados atualmente nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, localizados em um dos 26 estados e no Distrito Federal. Você também pode encontrar dados de Registros Civis no Catálogo do FamilySearch, buscando por estado/cidade.