É normal sentir um pouco de desconforto durante a primeira semana de uso, por isso, tenha um pouco de paciência e respeite esse período. No máximo em sete dias você já vai estar acostumado com o aparelho. Lembre-se que quanto mais você usar, melhor será a sua adaptação e resultados.
Quanto tempo tem que ficar com o aparelho? Quanto tempo tem que ficar com o aparelho móvel. O aparelho deve ser usado pelo maior tempo possível. O ideal, é tirá-lo apenas no momento de comer, mas na prática, ele sempre acaba sendo retirado durante uma certa parte do dia.
– Aparelho de contenção dói? Como o aparelho de contenção não estimula a movimentação dos dentes (muito pelo contrário, apenas a controla), ele não causa dor. O que o paciente pode sentir é um incômodo mínimo por ter um aparelho removível em sua boca, diferente do que estava acostumado com o fixo.
Sou obrigado(a) a usar o aparelho móvel após tirar o fixo?
Quanto tempo leva para se acostumar com o aparelho móvel?
Como a adaptação pode demorar dias, é importante ficar atento a alguns detalhes para que você não deixe de usá-lo nessa fase. Por exemplo, pode haver um desconforto para falar com o aparelho na boca durante os primeiros dias. Por ser uma peça móvel, também há o risco de perdê-lo ou de esquecê-lo em algum lugar.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Não há uma previsibilidade em relação ao não-uso da contenção, com o quanto os seus dentes irão entortar novamente. Mas você deixar de usar por alguns dias, não há problema (por exemplo, se foi viajar e esqueceu o aparelho em casa). Nada de grave acontecerá.
Uma possível razão para a tensão com um alinhador ou aparelho de contenção é o movimento dos dentes. Não usar o seu aparelho de contenção ou alinhador permite que os seus dentes saiam da posição e pode fazer com que se sinta ainda mais tenso quando tentar colocá-lo novamente.
A cera ortodôntica é uma forma de proteger a mucosa e de aliviar a dor do machucado já feito. Além disso, visite seu dentista para relatar a dor. O tratamento deve ser periódico também para prevenir machucados. Por exemplo, com um fio mal cortado do aparelho, deve-se visitar o dentista para reparar estes incômodos.
Olá, o aparelho móvel NÃO corrige posicionamento. Ele apenas mantém a posição final realizada por seu ortodontista. Geralmente não tem necessidade de ser utilizados por 24 horas mas algum grau de movimento é natural.
Quanto mais o aparelho fica em boca, mais folgado deve ficar. Nos casos que estamos trabalhando a abertura de arcadas e precisamos de espaço, conforme ocorre a ativação, mais espaços são gerados e mostra efetividade no tratamento.
Somente o dentista poderá afirmar por quanto tempo o aparelho móvel será usado. Geralmente, inicia com tempo maior diário, que depois será reduzido — a depender da evolução do tratamento. Se o dentista observar uma ótima estabilidade, poderá deixar o paciente utilizar o aparelho móvel apenas durante a noite.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
O ideal é sempre colocar a contenção após a retirada do aparelho mas 1 semana aguardando não causaria grandes riscos ,evite alimentos com consistência mais dura .
O ideal é que a contenção fique bem justa ao céu da boca, mas, ao mesmo tempo precisa ser confortável ao paciente. A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.
O aparelho removível pode apertar, mas nunca vai machucar seus dentes. Em caso de qualquer problema nesse sentido, guarde-o na caixinha e procure rapidamente seu dentista. Comparecer às consultas regularmente, aliás, é uma das boas práticas para manter seus dentes e seu aparelho em boas condições.
O ideal é agendar consulta com ortodontista para fazer ajuste no aparelho, o fato de encaixar não quer dizer que está bem adaptado. Pode estar havendo tambem algum outro fator, como bruxismo dentario. Melhor consultar um ortodontista para avaliar melhor. Ideal seria passar por avaliação com o colega que fez o caso.
Experimente ao colocar o aparelho, respirar fundo devagar algumas vezes, relaxar, e ir colocando o aparelho intra-bucal, enquanto respira devagar, aos poucos irá não se incomodar ao colocar algo em sua boca. diminua sua ansiedade.
Apesar do evidente desconforto, qualquer ortodontista reforça que essa dor é comum e faz parte do processo de remodelação óssea durante a movimentação dentária.