A biodiversidade é importante em diversos aspectos. De acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, a biodiversidade apresenta valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. O desmatamento é responsável pela destruição do habitat de várias espécies.
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.
A biodiversidade se expressa de duas formas: a diversidade biológica, ou seja, as diferentes formas de vida; e a diversidade genética, que é a variação dentro de uma mesma espécie, que possibilitou a adaptação da vida nos mais diferentes pontos do planeta.
Quais são as principais características da biodiversidade?
A biodiversidade é importante em diversos aspectos. De acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, a biodiversidade apresenta valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. O desmatamento é responsável pela destruição do habitat de várias espécies.
A biodiversidade, ainda, apresenta, de acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, valor genético, social, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todos os animais, plantas e microrganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre essas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.
Não é novidade que a vida humana depende diretamente da biodiversidade. É ela que fornece alimentos, água, medicamentos, além de ser a fonte de muitas outras facilidades para a vida nas sociedades contemporâneas. A biodiversidade tem um importante valor social, cultural e também econômico para os homens.
Ou seja, a origem da biodiversidade se deu a partir de um ancestral comum a todas as formas de vida. E isso aconteceu por meio do processo de evolução biológica. Essa primeira forma de vida unicelular se reproduzia assexuadamente, por divisão celular, e gerava outras células iguais a ela.
Biodiversidade diz respeito à a variedade de organismos observada em uma região. O Brasil apresenta uma rica biodiversidade, pois abriga espécies exclusivas, isto é, que só existem aqui. Algumas das espécies aqui encontradas possuem grande importância econômica, sendo exportadas para várias regiões do mundo.
A biodiversidade nos proporciona o ar, o alimento, a energia e os materiais necessários para a vida humana. É ela a maior responsável pela nossa sobrevivência.
A biodiversidade, ou a variedade de todos os seres-vivos no nosso planeta, tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos, principalmente devido às atividades humanas que desencadeiam mudanças na utilização dos solos, poluição e alterações climáticas.
De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade pode ser definida como: “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; ...
A biodiversidade pode ser definida como o conjunto de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local. Portanto, ela é a variedade genética de organismos vivos, de espécies animais e vegetais, de habitats, ecossistemas, entre outros elementos que constituem a vida.
A diversidade biológica é o recurso do qual dependem famílias, comunidades, nações e gerações futuras. É o elo entre todos os organismos existentes na terra, que liga cada um deles a um ecossistema interdependente, em que cada espécie desempenha sua função.
Qual a importância da biodiversidade para a vida no planeta?
A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos.
Qual é a importância da biodiversidade para a saúde humana?
A biodiversidade também dá suporte ao funcionamento dos ecossistemas, que nos fornecem serviços como a purificação da água e do ar, o controle de pragas e doenças, além da polinização. Contudo, também pode ser fonte de patógenos e produzir consequências negativas sobre a saúde.
A biodiversidade é importante porque é um termômetro que mede a saúde da vida na Terra. Um ambiente mais rico e diversificado é, de fato, também mais sustentável, garantindo vida e prosperidade para aqueles que o habitam, sejam eles humanos, animais ou plantas.
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
A biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, é a variedade de vida existente no planeta, considerando animais, plantas, fungos e microorganismos, assim como sua diversidade genética e a variedade de ecossistemas em que participam.
Biodiversidade é a forma contraída de diversidade biológica e apareceu pela primeira vez em uma publicação em 1988, justamente no livro organizado pelo prestigiado biólogo Edward O. Wilson que trazia os resultados do National Forum on BioDiversity.
Preservar a biodiversidade também significa preservar os ecossistemas (habitats). Pois a manutenção da biodiversidade impacta sobre a resiliência dos ecossistemas perante mudanças ambientais (naturais ou antrópicas).
Como se mede a biodiversidade? A biodiversidade mede-se através do número das espécies que existem por unidade de superfície. Quanto mais alto o número de espécies por área, tanto maior a biodiversidade que se pode calcular com certos métodos, por exemplo através de um índice de diversidade.