Após fazer a aplicação, lixe a parede para dar acabamento, usando a lixa fina. O tempo de secagem varia de 2 a 4 horas, dependendo da temperatura do ambiente.
- Suporta uma temperatura de até 30°C - vai depender da temperatura do ambiente; - Sua secagem total pode durar de 20 minutos a 2 horas; - A sua cura pode levar até 72 horas.
- O tempo de secagem da massa corrida varia de 1 a 2 horas. Esse tempo deve ser obedecido à risca antes de cada demão. Não tente acelerar o processo, caso contrário a qualidade do acabamento será prejudicada. - Em paredes com pinturas antigas descascando, raspe bem a superfície antes de iniciar o trabalho.
Em dias quentes e baixa umidade relativa do ar ou em regiões de clima seco e quente, após a aplicação do chapisco, o mesmo deverá ser curado através de aspersão de água em intervalos de 1 a 2 horas durante um período mínimo de 24 horas.
Fervida ou assada, a massa deve cozinhar até o ponto em que os italianos chamam de al dente, “firme para morder”. Se muito cozida, fica empapada. Use uma panela grande para que os pedaços possam se mover facilmente na água fervendo.
Geralmente é necessário utilizar forno para endurecer completamente. Massa plástica para obra: utilizada principalmente por arquitetos e designers, essa massa é ideal para a criação de maquetes, protótipos, reparo de buracos e imperfeições.
A massa plástica (cola plástica) e o poliéster são materiais de preenchimento que têm sido usados há décadas na indústria de tintas. Eles são amplamente utilizados como uma camada de preparação antes da aplicação de uma camada final de tinta.
A massa poliéster é um produto mais sofisticado, com diferentes tecnologias, que oferece mais flexibilidade, secagem mais rápida e um acabamento mais fino. É mais resistente, por isso é indicada na reparação de danos mais graves, como buracos e amassados profundos.
Esta massa já é catalisada e normalmente possuí um catalisador líquido. A massa obrigatoriamente deve ser utilizada com o catalisador, sendo ambos misturados na proporção correta para o correto funcionamento.
Isso porque a massa acrílica é mais resistente a intempéries, como ação do sol, chuva, vento e variações de temperatura, além de ter grande resistência à umidade. Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes.
A principal função da massa plástica é nivelar e corrigir imperfeições nas superfícies, como buracos, fissuras, ondulações e rebarbas, deixando-as lisas e prontas para receberem a pintura ou outro revestimento final. Ela é aplicada sobre o reboco ou a massa grossa, preenchendo e nivelando as irregularidades.
A massa plástica é um produto utilizado para preencher e acertar buracos ou falhas de pequena proporção. A massa plástica tem diversas utilizações em reparos, sendo usada em colagem de louças sanitárias, caixas d'água, granito e em veículos.
Sua finalidade é vedar e impermeabiliza concretos quebrados, eletrodomésticos, calhas e coifas. Além disso, é bastante utilizada para corrigir as imperfeições em chapas metálicas, garantindo eficiência em reparos e colagens em materiais de mármores, granitos, cerâmicas e entre outros insumos.
A massa adesiva plástica cinza, desenvolvido pela Ibere é indicada para a construção civil: adesão, junção e colagem de cubas, granitos, mármores, calhas e móveis, funilarias, chaparias em geral e modelagem.
A massa poliéster é indicada também para a funilaria de automóveis, fundições, barcos, peças metálicas, máquinas e equipamentos. Recomendamos aplicar a massa poliéster com auxílio de celulóide. Não usar sobre qualquer acabamento, somente na chapa crua.
Segundo a confeiteira, quando se trata de massas que levam fermento químico, é possível armazenar a massa na geladeira. Mas atenção! O tempo máximo é de até 24 horas: "Tanto para manter a ação do fermento quanto por segurança alimentar, pois contém ovos crus."