Com isso, o cálculo do Valor Econômico Adicionado será dado pela seguinte fórmula: EVA = Lucro operacional líquido após impostos – (Capital total investido x WACC)
O EVA é calculado determinando a diferença entre o lucro operacional líquido da empresa após impostos e o valor ponderado do capital investido em uma empresa. O MVA é calculado subtraindo o valor do capital investido no negócio do valor total de mercado da empresa.
EVA é um copolímero, o que significa que é criado pela combinação de dois plásticos diferentes – acetato de vinila e etileno, a proporção desses plásticos em um produto EVA é o que cria sua rigidez e consequentemente seu destino de uso.
O EVA® é definido como a diferença entre o lucro operacional líquido depois de impostos e o custo do capital investido na empresa, enquanto o MVA® é determinado pela diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital total nela investido.
O Economic Value Added (EVA) é um indicador de desempenho útil, pois o cálculo mostra se a empresa criou riqueza por meio de itens do seu balanço. Dessa forma, a abordagem EVA força a administração a ser mais responsável pelos ativos e despesas na tomada de decisão.
EVA é o Economic Value Added, que em português significa “Valor Econômico Agregado”. Mas ao contrário do MVA, que é baseado no valor de mercado, o EVA representa a diferença entre o lucro operacional líquido. Isso quando são considerados os impostos, e o custo de capital que foi investido na organização.
No texto de hoje, iremos fazer um breve comparativo entre dois tipos bastante populares de EVA: o convencional, ou seja, aquele que vem em chapas que podem ser instaladas e removidas facilmente, e o adesivado, que, conforme seu próprio nome sugere, possui adesivo em um dos seus lados, proporcionando maior aderência.
Enquanto uma extremidade marca a palavra “sem dor”, a oposta traz termos como “pior dor possível”4. Na hora de usar a escala EVA, o profissional pedirá para que você marque na linha a posição que representa a intensidade de sua dor naquele momento4.
WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) . (1-IR) Ke: custo do capital de fonte interna, ou seja, dos próprios acionistas da empresa que retiram os recursos de seu patrimônio pessoal. Kd: custo do capital de fonte externa, isto é, o custo da dívida advinda de bancos.
Ao contrário do EBITDA e do lucro, o EVA leva em consideração o custo do capital - o retorno mínimo exigido pelos investidores pelo uso de seu capital. Uma empresa só cria valor econômico quando seu retorno excede esse custo de capital. Isso é MUITO IMPORTANTE.
A ideia principal subjacente aos modelos que avaliam o desempenho empresarial, baseados na criação de valor, é que as empresas só conseguem criar valor se o rendimento obtido do capital investido for superior ao seu custo.
Ou seja: o WACC é 2,6854%, o que significa que o investimento deve render mais do que esse valor para que seja rentável. Dessa forma, um investimento que rendesse 1% não seria viável. Por outro lado, um que rendesse 5% justificaria o investimento.
O cálculo da MVA é feito com base no valor agregado de toda a cadeia de circulação até a chegada ao consumidor final, ou seja, é a porcentagem que esse cliente paga, relacionada aos custos de toda a logística da mercadoria até o seu destino.
O MVA, que signica Market Value Added ou Valor de Mercado Agregado é a diferença, em dólares, entre o valor de mercado da empresa e o seu capital. Estudos sugerem que há uma grande correlação positiva entre o EVA e o MVA, mais evidente, quando o EVA é positivo.
O cálculo da MVA ajustada é feito por meio de uma fórmula que inicialmente pode parecer complicada, mas, com um pouco de prática, torna-se mais simples. Para conseguir fazer o cálculo, basta seguir a fórmula: MVA ajustada = {[(1+ MVA-ST original) x (1 – ALQ inter) / (1 – ALQ intra)] -1} x 100.
O EVA é um copolímero de caráter elastomérico formado pelo encadeamento de seqüências aleatórias de unidades repetitivas derivadas da polimerização do eteno e acetato de vinila. As espumas obtidas com esta resina são encontradas no mercado com densidades variando de 90 e 350 Kg/m3 .
É ótimo para tapetes, por exemplo. Melhor do que os tradicionais emborrachados, que além de pesados e de não absorverem corretamente os impactos, são complicados de guardar. Os tapetes de EVA são leves e podem ser transportados em viagens e passeios.
MVA ajustada: É o percentual correspondente à margem de valor agregado (MVA) a ser utilizada para apuração da base de cálculo relativa à substituição tributária, decorrente de operação interestadual com as mercadorias.
Do Inglês, EVA: Economic Value Added. Um dos objetivos principais do EVA, cuja metodologia principal está apoiada em conceitos de Administração Financeira, é demonstrar se uma empresa está efetivamente criando valor aos seus acionistas.
Existem vários indicadores que podem ser utilizados para avaliar a lucratividade de uma empresa, sendo que os mais comuns incluem o lucro líquido, margem de lucro e retorno sobre o patrimônio líquido.