2 - Bastidores ou Coxias: Pares de painéis verticais retangulares, de madeira e pano, que escondem do espectador as dependências laterais do palco. São também chamados pernas.
O palco também pode ter pisos removíveis, chamados de quarteladas, usados para truques de pessoas caindo em buracos ou atores surgindo de forma mágica. Atrás da plateia, quase escondida, fica a cabine de luz e som.
BASTIDOR/COXIA: Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento de cenografia e acesso de atores.
PALCO. Espaço visual para o público ou área de cena.
PISO DE PALCO. O plano de piso no palco, executado sobre uma caixa de ressonância com um espaço interno livre que permita uma boa emissão sonora, aberturas e elevações do mesmo. ...
Proscénio ou Proscênio (do grego antigo πρό, transl. pró, e σκήνη, transl. skene, 'palco': 'à frente do palco', através do latim proscenium) é a parte do palco situada à frente do cenário, junto à ribalta, avançando desde a boca de cena até à plateia ou até ao fosso da orquestra, quando houver.
2 - Bastidores ou Coxias: Pares de painéis verticais retangulares, de madeira e pano, que escondem do espectador as dependências laterais do palco. São também chamados pernas.
Parte da caixa do teatro que fica entre o urdimento, em cima, e o porão, em baixo. Compreende a cena ou o espaço cênico, a boca de cena, o proscênio, os bastidores e as coxias, etc.
Esse termo é referente a uma sequência de luzes, situada na parte inferior da boca de cena, com a finalidade de iluminar o palco e os atores de baixo para cima.
Quando o espetáculo tem música ao vivo, os músicos ficam num piso rebaixado, na frente do palco, que se chama FOSSO DE ORQUESTRA . Alguns espetáculos abrem mão desse espaço oficial da orquestra ou grupo musical e coloca os músicos no palco, compondo as cenas com todo o elenco de atores, bailarinos, solistas,etc.
PORÃO: Parte da caixa cênica situada abaixo do palco, para movimentação de maquinaria cênica ou como recurso cenográfico. Proscênio. Um avanço do palco, além da boca de cena, que se projeta para a platéia.
O Boca de Cena 2023 convida o público para refletir sobre situações cotidianas dentro de casa e formas de combater a violência por meio da performance cênica “Donzela” da atriz amambaiense Alessandra Tavares.
A coxia (também chamada de bastidores) é o lugar situado dentro da caixa teatral - mas fora de cena - no palco italiano, em que o elenco aguarda sua deixa para entrar em cena em uma peça teatral.
O palco é o território dos técnicos de teatro. E também da música, da dança, da performance, dos eventos, dos debates. E o palco tem muitas formas de existir, dentro ou fora do teatro. O técnico de palco é o responsável por organizar a ocupação deste palco, com estruturas fixas ou móveis.
plateia. Esse ato pode ser precedido pelo surf crowding. A tradução literal seria: pular do palco ou mergulhar do palco. Essa atitude pode ser feita tanto por alguém do público, quanto por alguém da própria banda.
O side em sua grande maioria é praticamente uma copia do PA, uma MIX da banda que visa preencher o palco a fim de deixar o monitor de chão mais livre para os reforços pontuais do músico.