Oxalá representa a paz e o amor incondicional. É um Orixá apaziguador, de grande poder de realização a partir do centramento, do equilíbrio e da serenidade. Sendo estas características marcantes em seus filhos de fé, pessoas geralmente calmas e dóceis.
Ele traz a bondade, o respeito pelo próximo e por todas as coisas divinas, a iluminação do espírito, da mente e do coração. A Fé e a religião (religação) servem tanto para nos aproximar de Deus como também para nos aproximar de nós mesmos e enxergar a centelha divina que existe em nosso íntimo.
É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá. Oxalá têm vários títulos ou denominações, como por exemplo: Òṣàgiyán-Oxaguian.
São eles: Òṣàlá - Orixá da vida, Ọbalúwáiyé - o senhor que domina as doenças e Ọ̀sányìn - o dono dos remédios. Por ser o nosso criador, Oxalá é também o responsável pela nossa saúde física e mental, por isso devemos pedir a ele que olhe por nós nos momentos de enfermidade.
O pai de todas as coisas geradas na Terra é paciente e senhor da harmonia universal, por isso, defende causas sociais e contra todo tipo de violência e disputas. Sua personalidade também é atenciosa, observadora e compreensiva, pois Oxalá ama a todos sem fazer qualquer tipo de julgamento.
ÒSÀLÁ - OXALÁ é o grande Pai. Profissões como teólogos, filósofos, diplomatas, projetistas, orientadores, negociadores, conciliadores conjugais, pediatras, cientistas, físicos, pedagogos, tradutores e atividades ligadas à religião.
Òṣàlá (Oxalá) é o Orixá da criação, da pureza e da paz. Ele é também considerado como o Òrìṣà (Orixá) da sabedoria e do equilíbrio, e senhor da roupa branca, cor que simboliza a sua serenidade e luz espiritual.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.
Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo. Suas cores são branco leitoso e branco transparente, podendo haver a combinação de preto e branco para representar uma qualidade específica (visão). O símbolo de Oxalá é a pomba branca, e seus elementos são o céu e o ar.
Por tradição, as fêmeas de determinados animais são consagradas a Oxalá, por isso a pomba branca também representa a honra, a prosperidade e longa vida, pois para estes povos, viver muito é um privilégio dado por Olódùmarè (Deus).
Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo. E Jesus Cristo é o chefe supremo da Umbanda, sincretizado a Oxalá, para Ele convergem todas as outras linhas da Umbanda e de seus trabalhadores.
Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. Oxalá significa luz (oxa) branca (alá); É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os orixás e todas as nações.
As atribuições de Oxalá incluem dar a todos os seres o amparo religioso dos Mistérios da Fé. Mas o ser nem sempre absorve essas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado que costuma envolver os espíritos encarnados. Pai Oxalá é, muitas vezes, chamado de “o maior dos Orixás”.
Coloque sobre sua mesa um jarro com uma rosa branca, uma rosa amarela com um feixe pequeno de folhas de louro. Na hora da virada, segurem o jarro e digam: Peço para 2021, a sabedoria de Oxalá e a felicidade de Oxum! Para agradar Yemanjá em casa: Coloque num jarro, sete palmas ou sete rosas brancas.
Oxalá – pessoal de Aquário – é a síntese do pai, luz, amor, força do sol. Iemanjá – signo de Peixes – piedade, transmutação do mal em bem, síntese da mãe, rainha do mar.
São doces, calmos, andam e falam devagar, parecendo idosos. São boas pessoas e sabem que alimentar ressentimentos só faz mal. Com seu jeito calmo, tentam e às vezes conquistam romances.
No Candomblé, Oxalá é o orixá criador do universo e de todas as coisas dentro dele. Segundo a crença das religiões de matriz africana, rituais dedicados a este orixá servem para descarregar as energias negativas e aliviar a sensação de angústia.
Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.