Como pessoas narcisistas não acreditam que estão erradas, se fazem de vítima quando são confrontadas por suas atitudes. Mesmo que tenham sido o pivô da situação desagradável, elas têm dificuldade para assumir a responsabilidade por suas ações e tomar atitudes para remediar os seus erros.
O comportamento de pessoas com transtorno de personalidade antissocial (TPAS) se caracteriza, principalmente, pela incapacidade de distinção entre o certo e o errado e a falta de consideração pelos direitos, desejos e sentimentos dos outros.
Assumir o erro, por outro lado, é um ato de humildade que pode trazer muitos benefícios. Ao reconhecermos nossas falhas, estamos demonstrando respeito e consideração com as outras pessoas envolvidas na situação. Além disso, essa atitude nos permite aprender com nossos erros, evitando repeti-los no futuro.
Como se chama a pessoa que acha que tudo vai dar errado?
Pessoas pessimistas tendem a achar que determinadas atitudes não fazem sentido e podem, por exemplo, deixar de investir em possibilidades profissionais ou em relações. O medo da rejeição, a ideia de não-pertencimento, além da baixa autoestima podem caminhar ao lado de um pessimista.
Como lidar com pessoas que não reconhecem os erros
Como se chama a pessoa que acha que sempre tem razão?
Outros sintomas
A pessoa com transtorno de personalidade histriônica é facilmente influenciada por outros e pelas tendências atuais. Ela é altamente sugestionável. Ela tende a confiar demasiadamente nos outros, especialmente em figuras de autoridade que ela acredita serem capazes de resolver todos os seus problemas.
Como pessoas narcisistas não acreditam que estão erradas, se fazem de vítima quando são confrontadas por suas atitudes. Mesmo que tenham sido o pivô da situação desagradável, elas têm dificuldade para assumir a responsabilidade por suas ações e tomar atitudes para remediar os seus erros.
A dificuldade em assumir erros pode partir do princípio da culpa, então, já que existe um dissabor em prejudicar outra pessoa (ou até mesmo toda uma equipe), mesmo se não for a intenção. Além disso, o medo de perder a credibilidade também pode levar a essa ideia equivocada de que ninguém pode errar.
Como se chama a pessoa que acha que está sempre certa?
Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.
Como se chama a pessoa que faz você se sentir culpada?
A pessoa manipuladora não muda e age conscientemente. Não fique se questionando demais, duvidando, pois é muito comum suas vítimas se sentirem realmente culpadas e se acostumarem com esse círculo vicioso.
O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.
Normalmente o comportamento narcisista começa com hábitos de culpar os outros. Este tipo de pessoa não admite seus erros, escorregões ou falhas, e tem um desejo de se sentir, de alguma forma, superior. E, assim, acha uma forma de virar o jogo e culpar alguém.
12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. 13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.
Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti.
A psicóloga explica que o sentimento de culpa pode trazer algo de positivo, desde que venha acompanhado de algum aprendizado. Mas para isso é preciso enfrentar os desafios, os medos, assumir a responsabilidade (em lugar do peso da culpa) e se permitir viver plenamente e desfrutar do bem-estar.
O Transtorno de Personalidade Histriônica tem como principal característica a busca excessiva por receber atenção. Quando uma pessoa sofre com esse transtorno, ela tende a usar de todos os artifícios possíveis para ser o centro das atenções. Ou seja, investem na aparência, usam do apelo sexual, têm reações exageradas.