Depende do propósito do uso da vitamina B12. Se for para prevenção de anemia após cirurgia bariátrica ou gastrectomia por outras doenças (câncer/úlcera), a dose pode ser de 350mcg/dia via oral. No caso de deficiência, 500 a 1000mcg/dia via oral.
O que o excesso de vitamina B12 pode causar no organismo?
Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.
Não há grandes riscos quando tomada em excesso, porém é importante ressaltar que a suplementação da Vit B12, principalmente em doses altas é desnecessária, não faz muito sentido.
É muito raro consumir muita vitamina B12. Por isso, até agora o único efeito colateral observado no caso de consumo excessivo de B12 é o aparecimento de acne. Muitos nutrientes têm um efeito positivo no metabolismo da B12 e vice-versa.
A melhor vitamina B12 para tomar é a metilcobalamina, devido à sua alta biodisponibilidade e eficácia. Ela é especialmente recomendada para vegetarianos e veganos, ajudando na formação de glóbulos vermelhos e no funcionamento adequado do sistema nervoso.
É indicada também para tratar a insônia e para melhorar o sistema imunológico, podendo ainda proteger contra o câncer. A concentração recomendada de Metilcobalamina é de 1000 mcg por dia.
Citoneurin é o nome de uma marca de vitamina do complexo B (B1, B6 e B12), complexo B é a referência genérica das formulações das mesmas vitaminas, porém, devido ao grande número de marcas disponíveis, é necessário comparar a a composição de cada marca de complexo B para conferir se tem as mesmas doses do Citoneurin.
Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador.
O nível de vitamina B12 é considerado normal quando está dentro do intervalo de 200 a 900 picogramas por mililitro (pg/mL) de sangue. No entanto, esses valores podem variar ligeiramente dependendo do laboratório e dos métodos de análise utilizados.
Micrograma (µg ou mcg): menor que o miligrama, 1 micrograma é correspondente à milionésima parte do grama (sendo assim, 1 grama dividido por um milhão). O selênio, o folato, a vitamina B12 e as vitaminas A, D e K são alguns dos micronutrientes medidos em microgramas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12.
Cianocobalamina 1000 µg/dia, via oral [1,5]. Não há tempo precisamente estabelecido, sugere-se o uso por 4 a 6 meses [6]. Cianocobalamina 1000 µg 2, intramuscular, diária, por 1 a 5 dias, após trocar para Cianocobalamina 1000-2000 µ/dia, via oral , por 4 a 6 meses [6].
A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].
Qual vitamina B12 é melhor metilcobalamina ou cianocobalamina?
Alguns estudos sugerem que a cianocobalamina é ligeiramente melhor absorvida pelo organismo do que a metilcobalamina. Mas, em comparação, outros estudos relatam que a cianocobalamina é expelida três vezes mais pela urina, indicando melhores resultados da retenção de metilcobalamina no corpo.
Os valores de referência laboratoriais de vitamina B12 na população em geral, variam de 200 a 900 pg/ml. Nos idosos, geralmente considera -se o valor normal acima de 350 pg/ml. É mais comum a deficiência de B12 do que o excesso. De qualquer forma todo excesso é prejudicial, principalmente se for devido a suplementação.
Devido a redução no sangue há um aumento de uma substância homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças do coração e nos sistema nervoso central). Na maioria dos casos, tomar uma vitamina do complexo B não leva a ganho de peso.
A terapia deve ser continuada indefinidamente. Dietas deficientes em vitamina B 12: Indivíduos com dietas deficientes em vitamina B 12 (veganos, vegetarianos, bebês exclusivamente amamentados por mães deficientes em B 12) tem absorção normal por via oral e podem ser tratados desta forma.
Quem tem gordura no fígado pode tomar vitamina B12?
No estudo, os pesquisadores constataram que a suplementação vitamina B12 e ácido fólico aumentou os níveis de proteína sintaxina 17(Stx17) no fígado e restaurou seu papel na autofagia, retardando a progressão da NASH e revertendo a inflamação e a fibrose do fígado.
O que acontece quando a vitamina B12 está em 2000?
Olá! A princípio, geralmente o excesso de vitamina B12 não causa efeitos maléficos no organismo. Algumas pessoas podem ter mais propensão a acne, espinhas causadas por esse excesso, porém, não existe toxicidade ou excesso de B12 maléfico para o organismo.