Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) podem ser considerados unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, constituindo uma ótima estratégia para atender necessidades particulares de informação.
Oficialmente instituído em dezembro de 2015, o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) tem como objetivo a promoção do uso racional de medicamentos e a qualificação da assistência farmacêutica.
O CIM é um serviço criado e oferecido pela FMC com o objetivo de informar, orientar, educar e esclarecer dúvidas de profissionais da saúde, pacientes e cuidadores, referentes ao uso de medicamentos.
A concentração inibitória mínima (MIC – do inglês “Minimum Inhibitory Concentration”) é a menor concentração (mg/L ou mg/mL) da droga capaz de inibir o crescimento bacteriano, por exemplo. A MIC não determina o grau de lise ou morte das bactérias, mas sim o quanto um antibacteriano pode inibir o crescimento bacteriano.
- A concentração inibitória mínima (CIM) consiste na menor concentração de um determinado antimicrobiano, expressa em mg/L, que inibe o crescimento de um microrganismo em teste, sob condições in vitro bem definidas, durante um determinado intervalo de tempo.
MIC no antibiograma: ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS!
Como interpretar o CIM?
A “verdadeira” CIM está num ponto entre a menor concentração do teste que inibe o crescimento do organismo (ou seja, a leitura da CIM) e a próxima menor concentração do teste. Por exemplo, se forem usadas diluições 2X e for determinado que a CIM é 16 µg/mL, a “verdadeira” CIM estará entre 16 e 8 µg/mL.
De maneira intuitiva, o laudo “S” conclui que o microrganismo é sensível ao antibiótico testado. Assim, essa será a medicação recomendada. Por outro lado, caso o laudo seja “R”, o microrganismo é resistente ao antibiótico testado. Nesse caso, a medicação não terá função positiva na terapêutica.
O Manifesto Internacional de Cargas (MIC, também conhecido como MIC/DTA) é um documento demandado para a realização de despachos aduaneiros de exportação, importação e regimes especiais (e atípicos). Acoberta operações de transporte de cargas entre o Brasil e os países integrantes do Mercosul.
A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, trata-se de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação.
O Comitê de Implementação da Modernização do Setor Elétrico (CIM), foi instituído pela Portaria MME n° 403/2019, com objetivo de implementar o Plano de Ação decorrente do processo de Modernização do Setor Elétrico.
A CIM garante a entrega de uma mensagem coerente em todos os canais de contato com o consumidor. Ao entender a definição de Comunicação Integrada de marketing e o funcionamento dela, você estará mais próximo de conquistar os melhores resultados. Além disso, pense sempre em estimular o engajamento do seu público.
Geralmente, o antimicrobiano que apresentou a menor MIC é considerado a melhor alternativa de tratamento. Entretanto, para uma interpretação correta da MIC sempre devemos considerar as propriedades farmacocinéticas e a capacidade do respectivo antimicrobiano inibir a bactéria nos diversos sítios corpóreos.
Quais são os tipos de informações prestadas pelo farmacêutico no CIM?
Os SIM/CIM têm o objetivo de promover o uso de medicamentos de forma segura, efetiva e econômica. Estes podem prover informações de forma passiva (em resposta aos questionamentos de usuários) ou ativamente (informes ou boletins), a nível local, regional ou nacional (SPINEWINE; DEAN, 2002).
Como interpretar a concentração Inibitoria mínima?
De maneira geral, quanto menor a CIM, maior a potência do antimicrobiano, e quanto maior a potência deste, menor a chance de selecionar células bacterianas da população-alvo resistentes a esta droga. Quando se conhece a etiologia da doença, deve-se dar preferência ao uso de drogas de menor espectro e maior potência.
Essa concentração inibitória mínima (CIM) é descrita como um valor numérico que pode ser transcrito como 1 de 4 grupos: S (sensível), I (intermediário), R (resistente) ou, às vezes, não susceptível.
Para isso, os laboratórios podem utilizar sistemas qualitativos ou quantitativos baseados na determinação da CIM (Concentração Inibitória Mínima). Figura 2. Antibiograma por difusão em ágar (Kirby-Bauer). Leitura dos diâmetros dos halos de inibição.
A MIC é de extrema importância para a avaliação do TSA, uma vez que ela indica qual a concentração mínima de um determinado antibiótico que é necessária para que se iniba o crescimento de um determinado agente bacteriano.
Como entender o resultado. De forma geral, é indicado no laudo: Sensível ou S, que indica que o microrganismo é sensível ao antibiótico testado, podendo ser indicado para o tratamento; Resistente ou R, que indica que o microrganismo é resistente ao antibiótico testado, não devendo ser indicado pelo médico.
Método: Método clássico: difusão de Kirby-Bauer. Método turbidimétrico: sistema automatizado MS-2, utilizado somente em alguns casos. Valores normais: O resultado expressa se o germe é sensível (S), resistente (R) ou moderadamente sensível (M) ao antibiótico testado, de acordo com tabela internacional de referência.
Negativo: é verificado apenas o crescimento em quantidades normais de microrganismos que fazem parte naturalmente do sistema urinário; Positivo: é verificado aumento da quantidade de algum dos microrganismos que fazem parte da microbiota normal ou quando é verificada a presença de um microrganismo não habitual.
Campeã de confusão entre estudantes de medicina e médicos, está a concentração inibitória mínima (MIC ou CIM). Esse é o menor valor de antibiótico capaz de matar a bactéria.
Com o mote "Participação para o Envelhecimento Digno", o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMI-SP) tem como atribuições contribuir para a formulação, a implementação e o controle social de políticas públicas para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa idosa, como preconiza a Lei Federal ...