Como se chama a pessoa que se apaixona pela inteligência do outro?
Enquanto muitas pessoas se sentem atraídas ou estimuladas sexualmente pelo aspecto físico do outro, outras tem desejo sexual por quem desperta o intelecto. E sapiossexual é a pessoa que sente atração sexual ou romântica por pessoas inteligentes.
Como se chama a pessoa que se atrai por pessoa inteligente?
Sapiosexual. Segundo o sexólogo, a definição sapiosexual é utilizada por aqueles que afirmam só sentir atração sexual por pessoas que são consideradas inteligentes. "A inteligência ali seria o fator principal da atração sexual dessas pessoas.
Sapiossexualidade é um termo que descreve a atração sexual e/ou romântica às pessoas baseando-se em sua inteligência e/ou educação. A definição geralmente limita a atração, seja ela física e/ou emocional, puramente ao intelecto das pessoas.
Gray-a: Pode sentir atração sexual inesperada sem precisar de um vínculo forte com outra pessoa. Pessoas com esse tipo de sexualidade podem se encontrar entre os assexuais e não assexuais. Pessoas dentro dessa categoria não vivem a sexualidade da mesma forma que as pessoas alossexuais.
Não é a primeira vez que suspeito de sapiofilia, a atracção sexual pela inteligência, mas é a primeira vez que a sinto. É uma admiração pela genialidade do professor, uma adoração pura, uma química psicológica que me faz querer conspurcar através do conhecimento.
Sapiossexual: conheça as pessoas que se atraem pela inteligência
O que é sapio afetiva?
A sapiossexualidade se refere a pessoas que sentem atração sexual ou emocional por alguém com base em sua educação ou inteligência. Nesse sentido, uma boa conversa e a troca de conhecimento agem como o principal - se não o único - agente responsável pela criação do afeto da pessoa sapissexual por uma outra pessoa.
Demissexual é uma identidade dentro do espectro da orientação sexual. É quando uma pessoa só desenvolve atração sexual por alguém após estabelecer uma conexão emocional profunda com essa pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
O que é assexual? Uma pessoa assexual experimenta pouca ou nenhuma atração sexual. Mas isso não significa que ela não pratique sexo, beije e abrace em nenhuma circunstância. Ela pode ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e ter o desejo de estar em um relacionamento afetivo.
RIO — O que costumava ser visto como uma frieza emocional agora vem sendo reivindicado como uma identidade sexual. Os arromânticos são pessoas que não sentem interesse romântico por outras pessoas. Podem gostar de sexo (ou não), podem ter relacionamentos sérios ou superficiais, podem ser héteros, gays, bi, trans...
"A forma como os entes queridos assumem uma importância especial, no entanto, deve-se à combinação da ocitocina com a dopamina, uma substância química que o nosso cérebro liberta durante o amor", completam.
E sapiossexual é a pessoa que sente atração sexual ou romântica por pessoas inteligentes. A atração sexual nesse contexto é pela inteligência alheia, um bom papo é muito mais sedutor e até mesmo excitante do que um atributo físico.
Basicamente, ser demissexual significa que a pessoa se atrai sexualmente por alguém a partir do momento que sente uma conexão emocional, confiança e intimidade com alguém. Ou seja, são pessoas que, geralmente, não sentem uma atração sexual no momento em que conhecem outra ou que se baseiam somente na aparência física.
Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.
Aroace é a abreviação usada para se referir a pessoas que se identificam como arromânticas e assexuais, sexualidades e romanticidades que estão presentes na letra A em LGBTQIAPN+. Pessoas aroace não sentem atração sexual nem romântica.
Os arromânticos, também conhecidos como “aro”, são sujeitos que não costumam sentir atração romântica e não têm grande interesse em relacionamentos amorosos.
Demirromântico: As pessoas que se identificam como demirromânticas geralmente não sentem atração romântica por pessoas com quem não têm um forte vínculo emocional.
Mas o que o conceito significa? A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo.
A assexualidade é uma orientação sexual que identifica a pessoa que não sente atração por ninguém. Mas ser assexual vai muito além de fazer sexo ou não. É algo muito mais complexo, e que pode ser vivido com fluidez em todas as suas variações.
A partir do que se capta no outro, o cérebro cruza informações antigas com novas, coletadas pelos sentidos, criando uma primeira impressão que, se despertar emoções e sentimentos positivos, pode gerar interesse.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Não são apenas as pessoas que já sentem atração pelo mesmo sexo que podem vir a se identificar como autossexuais. Tampouco há um consenso de que a autossexualidade possa ser considerada uma orientação sexual. Também é possível ter “milhões de variações”, quando se trata de orientação sexual, de acordo com Lelah.
É importante reconhecer que não sentir atração física ou sexual por ninguém pode ser normal e pode indicar uma orientação como assexualidade ou arromanticidade. Reflita sobre seus sentimentos e considere explorar formas de conexão social que não envolvam contato físico.