Você já ouviu falar no termo workaholic? Ele é geralmente usado para descrever alguém que trabalha muito e se dedica excessivamente ao seu trabalho. A tradução da palavra por si só já diz muito: ela é formada pela junção da palavra inglesa “work” (trabalho) com a palavra grega “holos” (inteiro, completo).
JORNADA DE TRABALHO: tudo sobre HORAS EXTRAS, TRABALHO NOTURNO e horas "IN ITINERE".
Qual o nome da doença quando a pessoa trabalha demais?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
A definição de “Workaholic“ é dada para essas pessoas viciadas em trabalhar. Por muito tempo, elas foram apontadas como exemplo a ser seguido, o tipo de profissional desejado pelas empresas. No entanto, o vício no trabalho é capaz de trazer muitos malefícios aos chamados workaholics.
Se você trabalha praticamente sem parar, e não consegue contemplar um dia de folga sem pensar no trabalho, parece que você se transformou em um workaholic.
O que é ser workaholic? Ser workaholic refere-se a um padrão de comportamento obsessivo em relação ao trabalho. Uma pessoa workaholic tem uma compulsão extrema para trabalhar, muitas vezes sacrificando outros aspectos da vida, como relacionamentos pessoais, saúde e lazer, em prol da carreira ou do trabalho.
O termo workaholic é usado para definir uma compulsão pelo trabalho. Cada vez mais comum, esse comportamento está associado a um vício em que o profissional simplesmente não consegue parar de trabalhar.
Como se chama uma pessoa que tem várias profissões?
Quem são as pessoas multipotenciais e como desenvolver a multipotencialidade na sua carreira. Pessoas multipotenciais possuem várias habilidades, e não se satisfazem em fazer apenas uma coisa. Isso porque possuem uma grande vontade de explorar diversas áreas do conhecimento.
Uma pessoa multifuncional é aquela que tem diversas competências, capaz de contribuir para setores diferentes dentro da empresa. Com isso, se torna alguém com uma visão mais aberta para as necessidades do ambiente de trabalho.
O trabalhador profissional é aquele que formou-se, aperfeiçoou-se, habilitou-se e capacitou-se para o exercício de uma atividade laboral. O profissional tem muito conhecimento sobre sua profissão sendo assim um especialista.
O trabalho excessivo está associado a jornadas de trabalho superiores a 40 horas semanais, o que acaba criando um desgaste na saúde física e mental do colaborador, e isso reflete diretamente no dia a dia da empresa.
O excesso de trabalho, apesar de ser romantizado por muitas empresas, gera consequências extremamente graves como o aumento de doenças ocupacionais, causado pelo estresse e até mesmo levar a síndrome de burnout, que é resultante do desgaste emocional no ambiente de trabalho.
O trabalho excessivo é caracterizado como uma condição que reúne longas jornadas com sobrecarga de tarefas ou responsabilidades. Trata-se de um problema que causa desgaste físico e mental no colaborador, além de afetar a qualidade na função.
A síndrome de Williams é uma doença caracterizada por "face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso freqüente. Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor.
* DOENÇA PROFISSIONAL OU OCUPACIONAL – As doenças profissionais, também denominadas ergopatias, tecnopatias ou doenças profissionais típicas, são aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinadas atividades, em função do risco especifico direto.
Síndrome de Fournier é uma doença que atinge o saco escrotal e o períneo (região que fica entre o ânus e o pênis). O problema é popularmente conhecido como gangrena sinérgica. A doença é rara, não é contagiosa, mas pode levar à morte. É essencial buscar a ajuda de um especialista experiente.
Empregado é o trabalhador subordinado que recebe ordens, é pessoa física que trabalha todos os dias ou periodicamente e é assalariado, ou seja, não é um trabalhador que presta seus serviços apenas de vez em quando ou esporadicamente. Além do que, é um trabalhador que presta pessoalmente os serviços.