A metamorfose das borboletas é um evento fantástico que nos mostra como um animal pode ser diferente nas suas fases de vida. Quando falamos em metamorfose, estamos dizendo que esses animais sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos.
A metamorfose é composta por quatro fases: o ovo, a lagarta (ou larva), a crisálida (ou pupa) e a borboleta (ou imago). A primeira fase é o ovo. Essa fase é importante, pois é onde tudo começa. É a fase do nascer de uma nova vida, da criação, da esperança.
Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento.
Se passamos bem pelo nosso Casulo a metamorfose desse ciclo chega em sua última etapa que é romper ele e nos tornar Borboletas. Aqui nos expandimos e abrimos nossas asas para o mundo, mostrando ao que viemos. Estamos adaptadas à nova realidade e podemos nos envolver de forma saudável com outras pessoas.
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.
O livro “A Metamorfose” nos mostra um indivíduo excluído do sistema de relações humanas, subtraído da qualidade inerente à sua personalidade, sem autonomia e autodeterminação. Um indivíduo do qual furtaram a própria dignidade.
Quanto tempo vive uma borboleta depois de sair do casulo?
Borboletas possuem uma vida intensa, mas não muito longa. Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito. Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente!
Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa. Após 13 dias, em média, a mariposa emerge do casulo, através de um orifício produzido na sua estrutura. Figura 8 – Estágio adulto (mariposa) do ciclo de vida de B. mori e casulo.
Toda essa transformação é composta por quatro fases: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). As três primeiras etapas duram entre 30 e 120 dias, dependendo tanto da espécie quanto das condições ambientais.
As borboletas são grandes polinizadoras de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. Além disso, as borboletas servem de alimento para diversos animais.
A borboleta também era um símbolo messiânico para aqueles que aguardavam a manifestação do Filho de Deus. O símbolo da borboleta é a revelação da ressurreição, de transformação, de um novo tempo, uma nova força, uma nova cor.
Qual é a mensagem do texto "A lição da borboleta"?
Algumas vezes, o esforço e o sofrimento são necessários em nossas vidas. Se nunca sofrermos para superar certos obstáculos, isso nos deixará fracos espiritualmente. E nós jamais seremos capazes de voar e não seremos tão fortes como poderíamos ser.
Isso acontece pois o metabolismo do inseto diminui e atrasa o ciclo de transformação, afetando todo o processo de mudança. Quando a lagarta está dentro da casca, ela forma asas, aparelho alimentar e os novos órgãos passam por uma evolução, para darem conta das novas necessidades do ser que está por vir.
Lagarta é o nome dado a alguns insetos na fase inicial da metamorfose, até se fixar num local para iniciar a segunda etapa: o surgimento da pupa ou crisálida. Quando sua pele se divide, o inseto adulto sobe e, depois de suas asas terem se expandido e secado, ele voa, enfeitando a natureza com suas cores variadas.
No estágio de pupa, pode ocorrer a formação de um casulo protetor. A fase de pupa é geralmente imóvel e não se alimenta. A larva sofre modificações e dá origem a um adulto, mas, além de ser bastante diferente fisicamente do adulto, ela apresenta hábitos de vida completamente diferentes.
O período de lagarta varia de 12 a 30 dias e ocorre dentro do cartucho da planta. A pupa quando completamente desenvolvida, a larva sai do cartucho e penetram no solo, onde se transforma em pupa de aproximadamente 15 mm de comprimento. A fase tem duração de 10 a 12 dias em média.
Como a taturana é uma fase da vida do inseto, deve-se evitar o local até que as mesmas entrem na fase de crisálida, posteriormente dando origem às mariposas e borboletas.
São lagartas de espécies como a borboleta-colibri (Agrius convolvuli), a borboleta-Esfinge-da-euforbia (Hyles euphorbiae), a borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius) ou a borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii).
Publicado em outubro de 1915, A metamorfose, ficção de Franz Kafka, traduz alguns dos impasses do homem contemporâneo, que é diferente mas precisa parecer igual a todos, a transformação constante e a falta de controle que o indivíduo tem sobre a própria vida.
Termina com uma sentença final; Gregor Samsa não falece por motivos banais, pelo contrário, o protagonista padece de uma forma que vai de encontro com seus sentimentos (fica claro o amor de Gregor por sua família); o fim de Gregor é o mais doloroso possível: morto pela família. Bibliografia: A Metamorfose, Franz Kafka.