A maior parte do país chama “Geladinho” e a capital federal é “Dindim”. Selecionamos as dez maiores variações linguísticas para denominar a sobremesa gelada dentro de um saquinho plástico em todo o Brasil. A predominância no norte do país é "dindim" - mais usado para o gelado no Amazonas e Manaus.
Em São Paulo e na Bahia é Geladinho ou Gelinho. No interior de São Paulo, Juju. Em Maceió é Flau e em Belo Horizonte, Chup Chup. Ainda existem outras nomenclaturas espalhadas pelo Brasil, como : Big-Bem, Duduzinho, Flautinha, Sacolete, Picolé-de-saco, Brasinha, Bacaninha, Lili, Laranjinha, Legalzinho, Chopp…
No Rio de Janeiro ele é conhecido como 'sacolé', em Minas Gerais ganha o nome de 'geladinho', no Pará, é 'chop', no Ceará recebe o apelido de 'dindin' e no Espírito Santo, os capixabas chamam de chup-chup.
O dindim também é palavra oficial no Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa, conhecido como Volp, que representa a Academia Brasileira de Letras – o ícone da norma culta no Brasil. E lá está o dindim, o geladinho do norte-nordeste e da capital brasileira!
Os gaúchos normalmente o chamam de sacolé ou geladinho mesmo. E não é para menos: assim como apresenta temperaturas abaixo de zero no inverno, o Rio Grande do Sul tem muito calor no verão.
Aliando a vontade de criar um negócio inovador, o gosto pela cozinha e a experiência adquirida em viagens, Hociomara Lis decidiu usar um produto super popular no Piauí, o dindin (conhecido também como geladinho, sacolé, chup chup, flau etc), e vendê-lo de uma forma diferenciada, com sabores exclusivos: assim nasceu o ...
Aqui em Pão de Açúcar Alagoas é conhecido como flau. Aqui em Conde é chamado de geladinho! Aqui em itatuba na paraiba, conhecemos como dindin. Aqui em Natal RN chamamos de DinDin.
Está no dicionário: o nome do geladinho é sacolé no Rio de Janeiro! A criatividade carioca – que inventou o nome “sacolé” – tem o apoio dos bons dicionários da Língua Portuguesa! É o caso do Houaiss.
Mas no agreste de Pernambuco, de onde eu sou, é dudu! Geladinho ,na Bahia,em especial Ituberá, quando passar por aqui , não esqueça; o meu faz muito sucesso!
É o sacolé carioca ou geladinho na Bahia. Possui variações dentro do Estado do Amazonas. Em alguns municípios é conhecido como Flau (Parintins), Totó (Coari), Vip (Ipixuna), Geladinho (Tefé), Kuriti (Tabatinga), Miau (Itacoatiara e Eirunepé) e Shopinho (Maués e Santarém-PA).
Gente, o geladinho, que também é conhecido como gelinho, dindin, sacolé, chupchup e até chopp, é um doce que vai dentro de um saco plástico e lembra a textura de um picolé. E o legal é que ele pode ser de vários sabores, como morango, uva ou laranja, e é super fácil de se fazer.
O que sabemos sobre a história do geladinho? Bom, acontece que durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos. Esse era o principal alimento durante as batalhas. Os “geladinhos” eram salgados e ricos em proteínas.
Histórias não oficiais falam sobre a origem dessa sobremesa ter se dado durante a Segunda Guerra Mundial como um alimento processado salgado que era armazenado em pequenos sacos plásticos pelos marinheiros norte americanos, sendo utilizado como fonte de proteína.