O denário continuou a ser a principal moeda em circulação no Império até sua substituição pelo antoniniano, em meados do século III d.C.. O conteúdo de prata do denário flutuou com o tempo, dependendo das circunstâncias políticas e econômicas, tendo sido reduzido paulatinamente.
O que observar: Esse perfume citado acima, diz a Bíblia, custava 300 denários (cada denário valia um dia de trabalho). Nos dias de hoje, considerando o salário mínimo de 1,2 mil reais por mês, poderia ser algo como 14 mil reais para um trabalhador comum.
SUCO DE ROMÃ ABAIXA A PRESSÃO! TUDO SOBRE O SUCO DA IMORTALIDADE E COMO FAZER DO JEITO CERTO!
Qual era a moeda na época de Jesus?
O Leptón (Marcos 12:42; Lucas 12:59; 21:2) O leptón, mencionado no Novo Testamento, era uma moeda judaica de valor quase irrisório, frequentemente associada à oferta da viúva pobre. Sua importância comercial era mínima, valendo 128 vezes menos que um denário utilizado para pagamento diário.
Os denários eram a moeda padrão da Roma antiga, e seu nome sobrevive até hoje na palavra “dinheiro” em vários idiomas baseados no latim, como “denaro” em italiano e “dinero” em espanhol.
As primeiras moedas de prata inglesas apareceram na segunda metade do século 8 e as notas começaram a circular depois do estabelecimento do Banco da Inglaterra, em 1694 – isso faz da libra esterlina a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo.
Embora o idioma oficial do país seja o italiano, muita gente fala inglês nas cidades mais turísticas como Roma, além de ser possível entender um pouco de italiano por sua origem latina, como o português.
Ficou ainda mais fácil viajar e conhecer a Itália já que agora em 2023 os brasileiros podem entrar sem visto e permanecer até 90 dias. Ou seja, se a sua viagem tem duração de no máximo 3 meses você não precisa do visto para entrar no país.
vai te ajudar a entender muitos textos da Bíblia. A Dracma era uma moeda grega, enquanto o denário era uma moeda romana. Ambas valiam um dia de trabalho. Você pegar o salário mínimo hoje, converter por vinte e seis dias de trabalho.
As outras vezes em que vemos esta palavra na Bíblia estão relacionadas ao seu valor, estimado igual ao do salário diário de um trabalhador (ou diária). Por exemplo, ele é usado para se referir ao custo de algo. Alimentar uma multidão, na mente dos discípulos, correspondia a 200 denários ou mais (Mc 6.37; Jo 6.7).
O denário, que em outra tradução é um dinheiro, era a principal moeda romana de prata. Era, geralmente, o salário que um homem recebia pelo trabalho de um dia. Era moeda de grande uso por todo o império romano, nos tempos do N.T.