A ideia é formar um bloco econômico com esses destinos da região. O Pix Internacional, como tem sido chamado, tem previsão de ser implementado nos próximos dois anos.
Além disso, o Bizum (Pix da Espanha) é bem parecido, mas é um sistema gerido por uma empresa privada em que os bancos podem aderir se quiserem. Além disso, o usuário pode cadastrar apenas o número do celular como chave, sem opções como CPF, CNPJ e e-mail.
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, lançou o FedNow, um sistema de pagamento instantâneo que funciona de maneira semelhante ao Pix no Brasil. Por meio dele, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem transferir dinheiro entre bancos a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
Para que seja possível utilizar o sistema no exterior, é necessário que tanto o usuário recebedor como o usuário pagador tenham contas em instituições participantes do Pix no Brasil e conta em real, informa o Banco Central.
Não tem Pix nos EUA? O Pix é exclusivamente brasileiro, mas vários países contam com sistemas de transferência instantânea de valores que funcionam de forma bem parecida. Nos Estados Unidos, o FedNow realiza pagamentos em poucos segundos a qualquer hora durante todos os dias da semana.
Os Estados Unidos agora também tem um 'Pix' para chamar de seu. O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, anunciou que o FedNow está oficialmente ativo. O serviço permite transferências instantâneas a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.
Segundo o desenho atual do projeto, para fazer a transferência, você vai precisar apenas entrar no aplicativo do banco onde tem conta, selecionar a opção de transferência internacional e escolher o país de destino.
Dá para enviar Pix para fora do Brasil? Não dá para enviar diretamente Pix para outros países, pois só instituições que operam no Brasil podem usar o sistema. Porém, é possível contratar serviços de remessa para o exterior, como Western Union e Global66, e fazer o pagamento por Pix.
Não existe Pix em outros países, já que o sistema brasileiro é restrito a instituições reconhecidas pelo Banco Central. Porém, existem vários sistemas de transferência instantânea pelo mundo. Segundo pesquisa, mais de 70 países contam com transferências instantâneas, sem contar outros em fase de implementação.
Tem como receber Pix dos EUA? Não é possível receber Pix dos EUA. O sistema de pagamento instantâneo é exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro.
Além disso, o Bizum (Pix da Espanha) é bem parecido, mas é um sistema gerido por uma empresa privada em que os bancos podem aderir se quiserem. Além disso, o usuário pode cadastrar apenas o número do celular como chave, sem opções como CPF, CNPJ e e-mail.
Portanto, o Pix não é internacional. Porém, está em andamento uma iniciativa do BIS (Bank Of International Settlements), que é o Banco de Compensações Internacionais, nesse sentido. A ideia é criar uma plataforma única de transações internacionais, que funcione de forma similar ao Pix.
Pra esse projeto, o BIS pretende inserir o Banco Central de todos os países que possuam um meio de transferência instantâneo, como é o caso do Brasil com o Pix. O Pix internacional funcionará como um sistema que integra os pagamentos através da conversão instantânea das moedas envolvidas na transferência.
A novidade em relação ao Pix é que até outros países começaram a aceitar esse método de pagamento. O brasileiro que vai ao Uruguai, à Argentina, ao Chile, ao Peru, ao México, a Portugal e até aos EUA encontra locais com anúncios de pagamento em Pix, ao lado do produto.
Qual o banco brasileiro que tem o sistema Western Union?
Quais bancos trabalham com a Western Union? A Western Union opera no Brasil por meio uma rede de agentes autorizados que oferecem o serviço em nome da empresa, entre eles o Bradesco e a Confidence Câmbio. Através deles, é possível enviar e receber dinheiro do exterior, assim como efetuar saques em moeda estrangeira.
Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China. Com relação às tarifas que serão aplicadas, ainda não há informações sobre isso.
Vale dizer que o Pix no exterior funciona se a conta que o consumidor utilizar no estabelecimento for de instituições brasileiras. E é possível usar nos outros países através de estabelecimentos comerciais que possuem o meio de pagamento disponível, como na Argentina (veja a matéria abaixo).
Na hora de fazer a transferência, você informa a chave da pessoa que vai receber o dinheiro e o Pix é enviado na hora. O valor cai na conta da pessoa em poucos segundos. Você não tem nenhum custo ou cobrança para usar o serviço e pode ter uma chave Pix em cada conta bancária que tiver, só não pode repetir as chaves.
Desde o dia 15 de setembro, as principais lojas em Cidade do Leste, no Paraguai, conhecida pelo turismo de compras, agora aceitam pagamento via Pix brasileiro.
É possível enviar Pix para fora do Brasil? O Pix não possibilita envio de valores para contas bancárias de outros países. Espera-se que em alguns anos o Pix internacional seja realidade.