Entretanto, apesar de haver muitos nomes para o geladinho na língua popular, poucos foram acrescentados aos dicionários oficiais da língua portuguesa. O mais comum desses apelidos do geladinho é o sacolé.
No nordeste, é comum também o dindim no Ceará e Piauí, na Bahia grande parte do estado chama de "geladinho", incluído Salvador, no Maranhão de "geladinho", na região metropolitana #sãoluis "suquinho". No interior de Pernambuco é chamado de "dudu", na capital também chamado de "geladinho".
Em São Paulo e na Bahia é Geladinho ou Gelinho. No interior de São Paulo, Juju. Em Maceió é Flau e em Belo Horizonte, Chup Chup. Ainda existem outras nomenclaturas espalhadas pelo Brasil, como : Big-Bem, Duduzinho, Flautinha, Sacolete, Picolé-de-saco, Brasinha, Bacaninha, Lili, Laranjinha, Legalzinho, Chopp…
Tem sim, senhor. O estado brasileiro – conhecido por paisagens com neve, churrasco no fogo de chão e chimarrão para aplacar o frio – consome muito geladinho Gel Fruta! Os gaúchos normalmente o chamam de sacolé ou geladinho mesmo.
No Rio de Janeiro ele é conhecido como 'sacolé', em Minas Gerais ganha o nome de 'geladinho', no Pará, é 'chop', no Ceará recebe o apelido de 'dindin' e no Espírito Santo, os capixabas chamam de chup-chup.
Aqui em Pão de Açúcar Alagoas é conhecido como flau. Aqui em Conde é chamado de geladinho! Aqui em itatuba na paraiba, conhecemos como dindin. Aqui em Natal RN chamamos de DinDin.
Um belo exemplo é o doce preparado em um saco com gelo e corante, que em São Paulo é chamado de geladinho. Se fazemos uma viagem pelo país, encontramos gelinho, sacolé, chup chup, dindin, juju e assim por diante!
Chupe-chupe (ou chup-chup): é como se chama geladinho em Santa Catarina, e em Minas Gerais. Também é o nome do geladinho no litoral de São Paulo. Gelinho: é um dos mais usados nomes do geladinho em São Paulo.
Surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente salgado, era usado como fonte proteica pelos marinheiros norte-americanos. Não se sabe como e quem inventou ou trouxe para o Brasil!
Onde eu moro é Juju, mas já vi como sacolé, pedrinha e gelinho. Em SP conheci como juju, mais aqui no litoral paulista , conhecemos como chup chup. Onde nasci era laranjinha, mudei para outra cidade dentro de Goiás e era juju, agora onde moro e geladinho. Aqui em Firminópolis chama laranjinha!
Um dos doces mais queridos pelas crianças e super fácil de fazer também tem vários nomes. No Rio de Janeiro e em muitas cidades do Rio Grande do Sul, é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup".