d100 é o nome dado para o dado de 100 faces, porém ele pode ser constituído de dois dados de 10 faces ou 2d10. Seu uso varia de sistema para sistema e traz uma probabilidade de 1% para cada face. Porém esse resultado não é verdadeiro se utilizar 2d10 para jogá-lo.
Ele pode ser rolado juntamente com o D10 para formar um número de três dígitos. Esse dado tem uma face "00", a qual vale 100 quando utilizado sozinho, mas que vale 0 quando utilizado juntamente com o D10.
O d120 é baseado em um poliedro conhecido como Triacontaedro Disdiakis, um sólido de Catalan que possui suas faces formadas por 120 triângulos escalenos, 180 arestas e 62 vértices. . Este dado é equilibrado numericamente porque a soma dos números em torno de cada vértice é quase igual.
A maioria dos dados tem em suas face, ou lados, uma série contínua de números, começando com um (ou zero), sob a forma de caracteres arábicos ou pontos.
O d120 é baseado em um poliedro conhecido como o Triacontraedro Disdiakis, um sólido de Catalan que tem suas faces formadas por 120 triângulos escalenos, com 180 arestas e 62 vértices.
Um dado para todos governar, o d20 — como é popularmente conhecido — é um icosaedro feito de plástico, acrílico ou metal, que serve como acessório para jogos de RPG de mesa.
Afinal, como é feito o dado? A matéria-prima é o poliestireno de alto impacto, um dos primeiros plásticos fabricados industrialmente. Os dados são fabricados com plásticos reciclados e, no caso da peça branca, ela é feita a partir de resíduos de porta de geladeira.
Normalmente, o D8, D10 e D12 não são usados na estrutura do sistema, mas para adicionar aleatoriedade nos cálculos de dano. Ao disparar magias ou usar habilidades especiais não é incomum que o dano seja uma fórmula como 3D10 + 4 (3 dados de 10 faces + 4 pontos) ou 2D8 +6 (dois dados de 8 faces + 6 pontos).
Imagine um dado. Cada quantidade representada no dado está em um “lado” desse objeto. Cada “lado” do dado é chamado de face. Assim, podemos dizer que o dado possui seis faces.
Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º. Um quilógono regular (equiângulo) teria cada um dos seus ângulos internos com um igual à 179º 38' 24" e cada um de seus ângulos externos com valor igual a 21' 36".
O cubo é uma das formas bastante comuns no nosso dia a dia. O dado, por exemplo, possui formato de um cubo, assim como o cubo mágico e caixas. O cubo é composto por 12 arestas, 6 faces quadradas e 8 vértices.
D20 – 5% por cada face; D100 – 1% por cada face; D200 – 0,5% por cada face. Sendo assim temos inúmeras combinações para controlar as chances de acertos em um jogo.
O sistema é o D100, utilizando 2 dados de 10 lados. Aqui, você precisa conseguir nos dados um resultado igual ou menor a uma Característica de sua personagem. Se ela tem, por exemplo, 30 em Dirigir Automóveis, para ser capaz de fazer alguma manobra (em uma situação normal), terá que conseguir 30 ou menos nos dados.
O Sistema d20 (d20 system no original) é um mecanismo de jogo para RPGs, publicado em 2000 pela Wizards of the Coast e baseado na terceira edição do jogo Dungeons and Dragons. Criado por Jonathan Tweet, Monte Cook e Skip Williams, e por sua vez baseado no material original de Gary Gygax e Dave Arneson.
Os dados mais próximos do formato atual teriam sido inventados na Grécia antiga por Palamedes, companheiro do herói Agamenon na guerra de Tróia. Porém, tudo indica que o jogo era difundido por todos os povos da antiguidade: egípcios, persas, assírios, babilônicos.