O que é o shabat? O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita, "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, após os seis dias da Criação.
Entre os “10 mandamentos do judaísmo” está a memória e a prática constante do “dia de Shabat”, pois, segundo o texto, Deus fez em seis dias o céu, a terra, o mar, tudo que está neles, e descansou no sétimo. A cultura judaica, ainda conforme a publicação, considera o sábado como o dia de descanso.
O shabat começa na sexta-feira ao pôr do sol e termina no sábado ao anoitecer. A lei judaica estabelece que durante o descanso sabático deve-se evitar qualquer ação que envolva “acender fogo”, ou seja, praticamente, acender uma luz, um rádio, atender o telefone ou dirigir um carro.
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
O Shabat Dura do Por do Sol de Sexta-Feira até o Anoitecer de Sábado. Toda semana, durante as 25 horas que começam pouco antes do pôr-do-sol na sexta-feira até a noite cair no sábado à noite, o povo judeu celebra o Shabat, um período de descanso e renovação espiritual.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
Os Judeus celebram o Shabbat, um dia de descanso, no sétimo dia de cada semana. A Lei Judaica define que o término do dia ocorre ao anoitecer, que é quando o dia seguinte começa. Assim, o Shabbat começa ao pôr-do-sol de sexta-feira, e termina ao início da noite de Sábado.
A Challah, famoso pão doce trançado que se come no shabat e em outras festas judaicas, ganha uma versão circular nesta ocasião, representando o ciclo da vida e o início do novo ano. As romãs, por sua vez, representam fertilidade e abundância. Tâmaras e mais alimentos doces também são presenças certas nas mesas.
Os seguidores do judaísmo, em especial os residentes em Israel — principalmente os ortodoxos, que influenciam os considerados seculares e tradicionalistas —, recusam a existência de Cristo como Messias, seus ensinamentos e o consideram um falso profeta. Assim, quem o segue estaria desonrando a divindade.
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
A origem do termo “Dia do Senhor” vem da palavra hebraica Sabbath, que significa descanso. Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação.
Como já dito, o shabbat é o dia de descanso no calendário semanal alocado no calendário das comunidades de judeus da palestina após o cronograma de “seis dias de trabalho”, para que “se separe um dia para o ócio”.
Pesach é a principal festa do ano judaico. Ela relembra e celebra a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Mas as origens desta festa remontam aos tempos semi-nômades de Israel.
Embora se diga que o justo deve se abster de excessos e abusos, o vinho é definitivamente considerado uma bebida de significado espiritual, reservada para ocasiões sagradas e especiais. O Kidush é recitado no Shabat e feriados com uma taça de vinho.
Assim, a data do casamento não pode ocorrer em um Shabat (que corresponde ao sábado, iniciado ao pôr-do-sol de cada sexta-feira e finalizado ao pôr-do-sol do sábado) ou em um dia santo.
Se sim, há problema em secar os cabelos?". Resposta: É terminantemente proibido tomar banho com água quente no Shabat, tendo sido esta água aquecida durante o Shabat.
A fonte da proibição de fazer uma tatuagem é Vayicrá 19:28: "Você não deve gravar uma tatuagem em si mesmo". Esta proibição se aplica a todas as tatuagens, exceção daquelas feitas para fins médicos a fim de orientar um cirurgião sobre o local de uma incisão.
Do ponto de vista judaico, Jesus de Nazaré, assim como qualquer ser humano, é filho ou filha de Deus. Essa expressão alude à santidade e a dignidade de todo ser humano como imagem divina. A noção cristã de Jesus como filho primogênito de Deus liga-se à ideia de Jesus como Logos Divino.
Imediatamente lao acordar pela manhã recita-se esta prece: Modê ani lêfanêcha, Mélech chai vecayam, shehechezarta bi nishmati bechemlá, rabá emunatêcha. Sou grato a ti, Rei vivo e eterno, por ter restaurado minha alma dentro de mim com misericórdia. Tua lealdade é grande.