Uma equipe que ganha um campeonato por nove vezes como deve ser chamada? Se quiser formar uma palavra à semelhança de tetracampeão e pentacampeão, ela poderá ser eneacampeão. Os radicais são os seguintes: bi-, tri- (latinos), tetra-, penta-, hexa-, hepta-, octo-, enea-, deca-, hendeca- e duodeca (gregos).
Significado de Eneacampeão adjetivo Campeão nove vezes; que conquistou o seu nono título num mesmo campeonato ou competição esportiva. substantivo masculino Time, equipe desportiva ou atleta, que possui nove títulos num mesmo campeonato.
Da mesma forma, tricampeão é o campeão três vezes em sequência, tetracampeão é quem vence quatro campeonatos seguidos, pentacampeão é o campeão cinco vezes seguidas e assim sucessivamente (hexacampeão, heptacampeão, octotacampeão ou octetacampeão...).
Com 12 troféus do Brasileiro, Verdão pode ser chamado de dodecacampeão ou duodecacampeão. Era noite de quarta-feira quando o Palmeiras empatou com Cruzeiro no Mineirão, confirmou a conquista do 12º título do Brasileiro e desafiou o dicionário ao tornar-se dodecacampeão nacional.
Uma equipe que ganha um campeonato por nove vezes como deve ser chamada? Se quiser formar uma palavra à semelhança de tetracampeão e pentacampeão, ela poderá ser eneacampeão.
Nós temos 'dodeca', que significa 12, e 'duodeca', que também significa 12. 'Dodeca' vem do grego, e 'duodeca' vem do latim'', explicou. Dessa forma, o Palmeiras será 'dodecacampeão' ou 'duodecacampeão', já que as duas formas estão corretas e podem ser utilizadas.
É evidente que para número tão alto não seria cómodo usar os numerais grego ou latino, e seria ridículo igualmente que se usasse a simples palavra portuguesa catorze em composição: catorzecampeão (!). Portanto, 14 vezes campeão, ou campeão 14 vezes, sem mais complicações.
Quanto mais títulos, mais difícil vai ficando a pronúncia. E como se fala quando um time é 12 vezes campeão? Esse é o caso do Palmeiras, que levantou sua 12ª taça do Brasileirão nesta quarta-feira. Existem duas pronúncias para você chamar o Palmeiras daqui para frente: “dodecacampeão” e “duodecacampeão”.
Contudo, aquele que foi 11 vezes campeão pode escolher entre dois termos: Hendeca ou Undecacampeão. O primeiro tem origem grega, por isso inicia com a letra "h", e exprime a noção de onze. Já o segundo vem do latim, escrevendo com "u", e contém a mesma ideia referente à quantidade.
“Os dois estão adequados: dodecacampeão ou duodecacampeão. Dodeca é um termo de origem latina, já duodeca tem sua origem na língua grega, então depende da escolha", explica Flavia Orci, professora de gramática do Poliedro Curso de Campinas.