Os venezuelanos são os cidadãos da República Bolivariana da Venezuela, país localizado na parte norte da América do Sul (país de tamanho semelhante à Região Sudeste do Brasil, 916 445 km² e 924 511,3 km²), tendo como capital a cidade de Caracas.
O espanhol venezuelano é uma variedade do espanhol usado exclusivamente na Venezuela. Geralmente é considerado parte das variedades caribenhas do espanhol, que é a língua oficial do país.
Nesse período, entre o final da década de 50 e os anos 80, a Venezuela chegou bem perto de resolver um de seus problema mais profundos: a dependência dos preços do petróleo no mercado mundial. Se o preço estivesse alto, o país desfrutava de um bom retorno financeiro.
HISTÓRIA DA VENEZUELA | SURGIMENTO, RIQUEZA E COLAPSO | Globalizando Conhecimento
Quem nasce na Venezuela e latino?
Os venezuelanos são os cidadãos da República Bolivariana da Venezuela, país localizado na parte norte da América do Sul (país de tamanho semelhante à Região Sudeste do Brasil, 916 445 km² e 924 511,3 km²), tendo como capital a cidade de Caracas.
Já na Venezuela, Costa Rica, Colombia e Equador, se chama de "buseta" e para o mais conhecido e simpático micro ônibus: busetilla (as vezes chamam também de "buseta"). Como se chama ônibus em português? Grafia no Brasil: ônibus.
Apesar de a Venezuela ter sido descoberta por Colombo, foi Alonso de Ojeda quem, em 1499, pela primeira vez explorou o país, navegando ao longo do mar do Caribe até o lago Maracaibo. O navegador deu o nome de "Venezuela" ao país pela semelhança que encontrou entre as palafitas indígenas e a cidade italiana de Veneza.
Os homens venezuelanos são conhecidos por serem apaixonados e românticos. Eles tendem a expressar seus sentimentos de forma intensa e demonstrar seu amor de maneiras criativas. Os homens venezuelanos são extremamente apaixonados e dedicados quando estão em um relacionamento.
O Banco Mundial lista os principais países produtores a cada ano, com base no valor total da produção. Pela lista de 2019, a Venezuela tinha a 31ª indústria mais valiosa do mundo (US $ 58,2 bilhões). A grosso modo, baseada na indústria petrolífera.
As principais indústrias da Venezuela são: refinamento de petróleo (para consumo interno e para exportação), siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e de alimentos. Na mineração, podemos destacar a extração de petróleo, gás natural, carvão mineral, bauxita (de onde se produz o alumínio), ouro e minério de ferro.
A Venezuela tem cerca de 25 milhões de católicos representando 96% da população. Há 34 dioceses incluindo 9 arquidioceses, 3 vicariatos apostólicos, mais jurisdições separadas para os ritos greco-católico melquita e católico siro-malabar, e também um ordinariato militar.
O espanhol é o idioma mais popularmente falado na Venezuela, apesar de aproximadamente 40 diferentes idiomas serem falados em todo o país. A Constituição da Venezuela de 1999 tornou o espanhol, assim como as formas de línguas indígenas do país, como as línguas oficiais.
Além da alta demanda por atendimento médico, os venezuelanos enfrentam outros problemas no Brasil e em países vizinhos. Segundo a Agência da ONU para Refugiados, os principais desafios são a falta de documentação, violência sexual e de gênero, exploração e falta de acesso a direitos e serviços básicos.
A escassez na Venezuela tem sido predominante a partir da promulgação de controles de preços e outras políticas econômicas de Hugo Chávez. Sob a política econômica do governo Maduro, a maior escassez ocorreu devido à política do governo Venezuelano de retenção de dólares de importadores somada aos controles de preços.
O Brasil está na 77ª colocação em um ranking dos países mais ricos do mundo, divulgado nesta semana pela revista norte-americana "Global Finance Magazine". O país aparece atrás de Grécia, Argentina e Venezuela, entre outros.
Qual o valor do salário mínimo na Venezuela em reais?
Enquanto isso, o salário mínimo se mantém em 130 bolívares (R$ 25) desde março de 2022, quando foi feito o último reajuste, esmagado por mais de 500% de inflação acumulada.
A crise na Venezuela foi algo que se iniciou por volta de 2013 e, desde então, arrasta-se nesse país sul-americano. Trata-se de uma crise econômica, uma vez que a economia do país está destruída, mas também política, uma vez que a disputa pelo poder e o autoritarismo de Maduro levaram a isso.
Palavras como “rumba”, “zaperoco”, “burda”, “chévere”, “mija” e “chimbo” são mais do que meras palavras: são reflexos da alma venezuelana. Neste artigo, vamos desvendar o significado e os contextos de uso dessas seis expressões, proporcionando uma imersão na linguagem popular da Venezuela.